Repository logo
 
Publication

Mediação escolar

dc.contributor.authorVeríssimo, Magali Freire
dc.date.accessioned2016-07-01T15:01:19Z
dc.date.available2016-07-01T15:01:19Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractCom esta comunicação, pretende-se refletir sobre a especificidade da mediação académica, assente na dialética teoria/prática, identificar os atores implicados, questionar a função que lhe cabe assumir, no sentido de desenvolver opções de conduta, de considerar alternativas com vista à promoção de um relacionamento positivo e de um acordo consensual. Foca-se a pertinência de implementar uma dinâmica de cariz voluntário e colaborativo, não recorrendo à força, enfatizando todavia a imprescindibilidade do envolvimento de todas as partes envolvidas. Questiona-se, pois, como encarar a mediação, isto é, se a considerar um método, se um processo ou, antes, um complemento – método/processo –, resultante da interação das normativas com situações concretas e inesperadas que obrigam a agir em função do que vai emergindo, adequando regras e princípios, oferecendo oportunidades de resolução alternativa dos conflitos. A par da intenção que orienta o projeto, como reflexão conclusiva, impõe-se prospectivar a programação de acções a implementar a fim de responder às necessidades que forem sendo detectadas e ao aproveitamento das potencialidades que se forem identificando.pt_PT
dc.description.abstractWith this communication, we intend to reflect on the specificity of academic mediation, based on dialectical theory / practice, identifying the actors involved and questioning the role that fits each one of them, in order to develop management options, consider alternatives to promote a positive relationship and attain a consensual agreement. We focus on the relevance of implementing a dynamic voluntary and collaborative nature, emphasizing the indispensability of the involvement of all parties involved. So se look up to bring up the value of mediation, i.e., considering it in a complementary way– method / process – resulting from the interaction of regulations with concrete and unexpected situations that force to act according to what is emerging, adapting rules and principles, offering alternative dispute resolution opportunities for conflict. Along with the intention behind the design, as conclusive reflection, it must be looked forward as an action program to implement in order to meet the needs that are being detected and the use of potentialities that are identified.pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/erei.vi4.3957pt_PT
dc.identifier.issn2182-6435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8395
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectActores intervenientespt_PT
dc.subjectSucessopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMediationpt_PT
dc.subjectInvolved actorspt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSuccesspt_PT
dc.titleMediação escolarpt_PT
dc.title.alternativeum projecto de intervenção na UMUM natureza, função e actores implicadospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.titleE-Revista de Estudos Interculturais do CEIpt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A_Magali Verissimo_2016.pdf
Size:
870.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: