Repository logo
 
Publication

Streaming de música: padrões de consumo em ambientes digitais

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Diana Aguiar
dc.contributor.authorBrito, Flávio Augusto Romão
dc.date.accessioned2022-02-11T12:02:59Z
dc.date.available2022-02-11T12:02:59Z
dc.date.issued2021-07-22
dc.description.abstractO acesso facilitado às novas tecnologias trouxe consigo novas possibilidades, bem como novas questões, no que se refere aos hábitos de consumo dos seus utilizadores, sendo atualmente o streaming de conteúdos uma das formas mais expressivas de negócio e consumo digitais. O que ainda permanece relativamente incerto é a dinâmica de consumo nestas novas plataformas, em especial no que se refere a cenários de exploração dos conteúdos presentes, quais as ferramentas mais relevantes e qual o papel que fatores como a familiaridade e o gosto desempenham durante o processo de exploração do catálogo existente. Também será relevante entender de que forma os laços sociais previamente presentes poderão influenciar estes comportamentos em ambientes digitais e ainda quais os eventuais motivos inibidores ao uso destas plataformas. Pretende-se assim entender a expressividade do uso das diversas plataformas de streaming de música e quais as dinâmicas de consumo nestes novos ambientes, em especial no que se refere a comportamentos de caráter exploratório e quais as ferramentas ou mecanismos mais influentes neste processo. A partir de uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, 264 participantes responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados evidenciam o uso expressivo na utilização das plataformas de streaming bem como a predisposição para explorar o catálogo existente, sendo as ferramentas existentes nos próprios serviços o recurso mais significativo neste processo.pt_PT
dc.description.abstractThe eased access to new digital technologies allowed for new possibilities, with content streaming being one of the most expressive digital consumption and business models in the phonographic industry. Following, brand-new discussions regarding the consumption habits of its users took place. What is not yet clear is the consumption dynamics on these new platforms, particularly when referring to exploration scenarios, the most relevant tools and what role factors such as familiarity and taste play in the discovery process of the existing catalogue. It is pertinent to understand how pre-existing social bonds might influence these behaviors in digital contexts and the possible reasons for individuals to avoid or not use music streaming services. The intent is to comprehend the extent of the expressiveness of these music streaming platforms, what consumption dynamics come at play referring to exploratory behaviors, furthermore, which tools or mechanisms are the most influential in this process. Following a quantitative and qualitative methodology, comprised by 264 respondents, the results indicate both the popularity of streaming platforms and the respondents’ high exploration tendencies, with existing features like playlists being the most significant tools to discover the catalogue.pt_PT
dc.identifier.tid202939030pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19930
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectServiços de streamingpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectIndústria fonográficapt_PT
dc.subjectNegócio eletrónicopt_PT
dc.subjectStreaming servicespt_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectDigital businesspt_PT
dc.subjectPhonographic industrypt_PT
dc.titleStreaming de música: padrões de consumo em ambientes digitaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameNegócio Eletrónicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Flávio_Brito_MNE_2021.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission