Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso | |
dc.contributor.author | Ferreira, Carina Daniela dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T12:26:55Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T12:26:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica em Ensino Supervisionado, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º.Ciclo do Ensino Básico, e apresenta a descrição e reflexão do percurso vivenciado pela mestranda em dois contextos educativos distintos. A prática experienciada pela mestranda pretendeu desenvolver competências profissionais associadas à ação (planificação a avaliação) e à concretização de projetos de intervenção pedagógica, tendo por base um quadro concetual sustentado, de modo a adaptar-se às especificidades de cada contexto educativo. Neste sentido, a mestranda teve de adotar uma postura indagadora, reflexiva e crítica, que lhe permitisse agir com intencionalidade pedagógica. Com estas atitudes aproximou-se da metodologia de investigação-ação, investigando sobre as práticas com o intuito de as transformar e melhorar. No decorrer deste processo de formação, marcado por sistemáticos momentos de reflexão colaborativa, a formanda teve oportunidade, não só de refletir sobre o seu percurso de prática, mas também sobre o seu quadro concetual, possibilitando reconhecer-se e ser reconhecida como uma profissional de educação. Assim, a Prática de Ensino Supervisionado, ao permitir contactar com a realidade educativa que se desenvolve nos contextos escolares, contribuiu para promover uma crescente capacidade de reflexão da mestranda e o questionamento sobre a própria ação educativa. Perante o que foi exposto, ressalva-se que o tempo de estágio vivido em ambos os contextos educativos, assumiu-se como um importante motor para a construção de competências inerentes a um perfil duplo. Assim, foi tomando consciência das suas semelhanças e diferenças, que a mestranda valorizou a articulação e sequencialidade entre os níveis de educação. Este percurso permitiu, por fim, um início de aprendizagem do que é ser educador e professor, bem como, a tomada de consciência da responsabilidade e amor exigidos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present report falls within the scope of Pedagogical Practices in Supervised Teaching, from the master's degree in Preschool Education and 1st Cycle of Elementary School Teaching, and it presents the master student’s description and reflection of her own experienced course in two distinct educational contexts. The practice experienced by the master student intended to develop professional skills related to the action (planning and evaluation) and the implementation of Pedagogical intervention projects, based on a sustained conceptual frame in order to adapt to each of the different educational contexts specificities. In this sense, the master student had to adapt a critical and reflexive questing posture, which would allow her to act with pedagogical intentionality. With this behavior the master student approached the “investigation-action” methodology, investigating the practices with the aim to change and improve them. In the course of this training process, well-marked by systematic moments of collaborative reflection, the master student had the opportunity to think over both her course of practice and the conceptual frame, enabling her to recognize and be recognized as an education professional. Therefore, by allowing the contact with the educational reality that is developed in different school contexts, the Supervised Teaching Practice has contributed to promote an increasing capacity for reflection by the master student and the questioning about the educational action. Hereupon it should be noted that the training duration in both educational contexts was an important factor for the creation of skills associated to a double profile. Therefore by becoming aware of their differences and similarities the master student valued the sequencing and articulation between the different levels of education. In the end, this course allowed an early learning about the meaning of being an educator and teacher, as well as taking conscience of the responsibility and love it requires. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201273195 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8633 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1º. Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | articulação | pt_PT |
dc.subject | Preschool Education | pt_PT |
dc.subject | 1st Cycle of Elementary School | pt_PT |
dc.subject | investigation-action | pt_PT |
dc.subject | articulation | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |