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A intenção de participar no social commerce: perfil, comportamento e motivações

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, José de Freitas
dc.contributor.authorSilveira, Daniela Filipa Rodrigues da
dc.date.accessioned2018-03-27T11:18:58Z
dc.date.available2018-03-27T11:18:58Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.descriptionVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.abstractNum contexto em que as redes sociais e as compras online são uma constante na vida dos consumidores, os hábitos comportamentais têm sofrido mutações. A interação social ultrapassa todos os dias as barreiras pessoais e cada vez mais as pessoas dão e recebem informações várias à distância de um click. A influência que os consumidores exercem entre si não é só evidente nas compras online, como também noutras atividades comerciais, sendo por isso muito importante conhecer o comportamento de quem tem tanto poder. O objetivo da investigação é o de contribuir para uma melhor compreensão do que leva os utilizadores das redes sociais a participar no Social Commerce, conhecendo em detalhe o seu perfil, comportamentos e motivações. Com base na revisão de literatura, foi desenvolvido um modelo concetual onde foram identificadas as principais variáveis (apoio informacional; apoio emocional; constructos de Social Commerce; valores utilitários; valores hedónicos; satisfação; intenção de participação) que interferem na intenção de participar no Social Commerce. A partir de um questionário online, obtiveram-se 140 respostas válidas que permitiram a realização de um estudo quantitativo em que foram aplicados diversos tratamentos estatísticos. Os resultados do estudo mostram que o perfil do utilizador são jovens ativos e digitalmente informados que participam e valorizam ativamente a interação social como forma de ajuda mútua. Os principais comportamentos dos consumidores nas redes sociais são de socialização, de obtenção de informações e ajudas imediatas. As avaliações de terceiros e os fóruns são tipos de social commerce muito utilizados para aquisição de produtos mais técnicos e de serviços. A validação das hipóteses do modelo teórico permite concluir que as variáveis apoio informacional, apoio emocional, apoio social, constructos de Social Commerce, valores utilitários, valores hedónicos, motivação e satisfação influenciam positivamente a intenção de participar no SC.pt_PT
dc.description.abstractIn a context where social networks and online shopping are a constant in the lives of modern-day consumers, behavioral habits are changing. Social interaction overcomes personal barriers every day as more and more people give and receive information at a mouse click's distance. The influence that consumers have amongst each other is obvious not only in online shopping but also other commercial activities, bringing a sense of urgency to get to know the behavior of those who have so much power. The purpose of this research is to better understand what leads to the intention to participate in Social Commerce, by getting to know consumer behaviors, motivations, and profiles. Theoretical perspectives were investigated and studied to perceive the factors that influence this intention. Based on this, a conceptual model was developed and the following variables were identified - Informational support; Emotional support; Constructs of Social Commerce; Utilitarian values; Hedonic values; Satisfaction; Intent of Participation. An online survey was created which accomplished 140 valid replies. Next, a quantitative study of descriptive nature was made using the SPSS program to handle the obtained information and produce results. This survey, together with the literature review became the basis for the conceptual model. The results of the study show that the user profile are active and digitally informed young people who dynamically participate and value social interaction as a form of mutual help. On social networks the consumers’ main behavior is to seek for socialization, immediate information, and mutual help. Evaluations of third-parties and forums are highly used and recommended when it comes to the acquisition of technical products and services. The validation of the hypothesis allows us to conclude that the variables Informational support, Emotional support, Constructs of Social Commerce, Utilitarian values, Hedonic values and Satisfaction positively influences the intention to participate in Social Commerce.pt_PT
dc.identifier.tid201882442pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11287
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSocial commercept_PT
dc.subjectApoio socialpt_PT
dc.subjectValores utilitáriospt_PT
dc.subjectValores hedónicospt_PT
dc.subjectPerfilpt_PT
dc.subjectComportamento e motivações do utilizadorpt_PT
dc.subjectSocial commercept_PT
dc.subjectBehavior and motivationpt_PT
dc.subjectSocial supportpt_PT
dc.subjectHedonic valuespt_PT
dc.subjectUsers’ profilept_PT
dc.subjectUtilitarian valuespt_PT
dc.titleA intenção de participar no social commerce: perfil, comportamento e motivaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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