Repository logo
 
Publication

Música como Prática Social: Uma Reflexão Crítica sobre a Atividade de Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular

dc.contributor.authorAraújo, Maria José
dc.contributor.authorVeloso, Ana Luísa
dc.date.accessioned2018-01-31T11:54:04Z
dc.date.available2018-01-31T11:54:04Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA música é uma prática social comunicativa e expressiva por excelência, uma linguagem que pela sua natureza estética e emocional nos liga de forma única ao mundo e aos outros. Através da produção sonora realizada coletivamente − do cantar, do tocar, do compor, do olhar, do escutar −, as crianças dialogam e constroem significados, partilhando-os e transformando-os, enriquecendo assim as suas práticas e horizontes culturais. A música está cada vez mais presente nos vários contextos que as crianças frequentam, nas suas brincadeiras, nas canções e jogos de recreio, nos filmes e séries favoritas. É uma prática de lazer no tempo livre, faz parte de muitas práticas pedagógicas de sala de aula em diferentes áreas disciplinares e, apesar de ser considerada oficialmente uma área curricular disciplinar, é constantemente “empurrada” para o pós-letivo. Neste texto fazemos uma reflexão sobre a música como prática social e sobre a sua importância enquanto atividade de educação artística no 1.º ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAraújo, Maria José; Veloso, Ana Luísa (2016). "Música como Prática Social: Uma reflexão crítica sobre a atividade de educação musical no 1.o ciclo do Ensino Básico no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular" in Revista Portuguesa de Educação Artística, vol. 6, nº. 1, pp.65-78.pt_PT
dc.identifier.issn1647-905X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10908
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/84/93pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectMusic
dc.subjectEducation
dc.subjectArtistic education
dc.subjectChildren
dc.titleMúsica como Prática Social: Uma Reflexão Crítica sobre a Atividade de Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricularpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00472%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceMadeirapt_PT
oaire.citation.endPage78pt_PT
oaire.citation.startPage65pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação Artísticapt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameAraújo
person.familyNameVeloso
person.givenNameMaria José
person.givenNameAna Luísa
person.identifier.ciencia-id3C16-0DFC-89CE
person.identifier.orcid0000-0002-2242-1258
person.identifier.orcid0000-0001-8078-0788
person.identifier.ridP-3007-2017
person.identifier.ridN-8339-2015
person.identifier.scopus-author-id57200068715
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28
relation.isAuthorOfPublication2ae62d23-11f4-469c-8e7a-57ade063646a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28
relation.isProjectOfPublication3b129506-eae9-40c1-94c3-9daf0c8da439
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3b129506-eae9-40c1-94c3-9daf0c8da439

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_Ana Veloso_2016.pdf
Size:
181.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: