Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorTeixeira, Cristiana Isabel Leite
dc.date.accessioned2019-08-09T10:30:45Z
dc.date.available2019-08-09T10:30:45Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla as vivências, reflexões e aprendizagens da mestranda nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, espelhando o percurso realizado pela mesma em ambas as valências. Neste documento são abordadas e explanadas as características dos contextos educativos e os pressupostos teóricos, aliados à mobilização de conhecimentos metodológicos, científicos, pedagógicos e didáticos em que as práticas educativas assentaram. A par disso enquadra-se a metodologia de investigação-ação por fomentar intervenções com intencionalidade educativa, baseadas num caráter reflexivo e investigativo, que devem ser características de uma postura indagadora de um profissional docente. Desta forma, a educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, apesar de se pautarem por referentes distintos, sustentam-se na mesma base: proporcionar oportunidades significativas e amplas à criança. Neste sentido, defendendo uma perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, que fundamentou toda a prática desenvolvida nos contextos, a criança tornou-se a protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Neste processo de aprendizagem, o docente adquire a função de orientador através da valorização das suas necessidades, conceitos prévios e interesses, que possibilitaram o desenvolvimento de uma prática integradora e diferenciada. O percurso formativo explanado neste documento possibilitou, então, a construção de um perfil duplo, assente num processo de colaboração e reflexão constante. Tal processo constituiu um elemento basilar para a evolução profissional e pessoal.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report comes within the scope of the Master’s degree in Pre- School Education and Primary Education and contemplates the experiences, reflections and learning opportunities of the graduate student in the context of Pre-School Education and Primary Education, mirroring the path taken by the graduate in both options. In this document the characteristics of the different contexts of education are approached and explained, allied with the use of methodological, scientific, pedagogical and didatics knowledge in which educational practices were based. At the same time the investigation-action methodology fits in the matter that the interventions with educative intentionality occur based on the reflective and investigative character, that must be characteristics of the inquiring posture that a teaching professional must have. Like so Pre-School Education and Primary Education are different in their theory aspect they both have the same endgame: to provide significant and broad opportunities for the children. With this in mind and defending a social constructivist perspective of the process of learning, which was the back bone of all the practices in the contexts, the child has become the leading figure in the construction of their own knowledge. In this process of learning the teacher acquires the purpose of advisor through the appreciation of their needs, previous concepts and interests that make possible the development of an integrative and differentiated practice. The formation journey explained in this document has made possible a construction of a double profile with the foundations of a process based on collaboration and constant consideration, and these elements being fundamental for the development both in professional and personal level of the graduate.pt_PT
dc.identifier.tid202339513
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14550
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectConsiderantionpt_PT
dc.subjectColaborationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CristianaTeixeira_2019.pdf
Size:
647.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: