Publication
Intervenção em problemas de audição: audiologia escolar versus rastreio auditivo
dc.contributor.author | Lopes, Paula | |
dc.contributor.author | Tomé, David | |
dc.contributor.author | Sousa, Aida | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T09:56:45Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T09:56:45Z | |
dc.date.issued | 2010-10 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da linguagem começa após o nascimento. Uma criança com défice auditivo vai apresentar alterações na aquisição da linguagem e da fala e, consequentemente, alterações no desenvolvimento cognitivo e social. Foi estudada a incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um total de 2247 participantes, sendo realizada uma breve anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio. Foram identificados na otoscopia diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 6,8% dos casos. É possível concluir que o rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes, P., Tomé, D., & Sousa, A. (2010). Intervenção em problemas de audição: Audiologia escolar versus rastreio auditivo. Em F. Nogueira, A. L. Oliveira, A. V. Baptista, & D. C. Nova (Eds.), I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos – Programa e Livro de Resumos (pp. 281–284). CIDTFF – Universidade de Aveiro. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-325-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22677 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIDTFF – Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://blogs.ua.pt/isabelpmartins/bibliografia/enjie2010_livroresumos.pdf | pt_PT |
dc.subject | Rastreio auditivo escolar | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precoce | pt_PT |
dc.subject | Audiologia escolar | pt_PT |
dc.title | Intervenção em problemas de audição: audiologia escolar versus rastreio auditivo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 284 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 281 | pt_PT |
oaire.citation.title | I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos – Programa e Livro de Resumos | pt_PT |
person.familyName | Tomé | |
person.familyName | da Silva e Sousa | |
person.givenName | David | |
person.givenName | Aida Rosalina | |
person.identifier | 472686 | |
person.identifier.ciencia-id | 5F12-B2B1-B40B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1824-1019 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2760-2744 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e787e2b5-3ea1-4ca0-8a70-576058d54f8e | |
relation.isAuthorOfPublication | 37d7a01d-af1c-433d-aa1e-2a948d4f3530 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e787e2b5-3ea1-4ca0-8a70-576058d54f8e |