Repository logo
 
Publication

Intervenção em problemas de audição: audiologia escolar versus rastreio auditivo

dc.contributor.authorLopes, Paula
dc.contributor.authorTomé, David
dc.contributor.authorSousa, Aida
dc.date.accessioned2023-04-05T09:56:45Z
dc.date.available2023-04-05T09:56:45Z
dc.date.issued2010-10
dc.description.abstractO desenvolvimento da linguagem começa após o nascimento. Uma criança com défice auditivo vai apresentar alterações na aquisição da linguagem e da fala e, consequentemente, alterações no desenvolvimento cognitivo e social. Foi estudada a incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um total de 2247 participantes, sendo realizada uma breve anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio. Foram identificados na otoscopia diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 6,8% dos casos. É possível concluir que o rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, P., Tomé, D., & Sousa, A. (2010). Intervenção em problemas de audição: Audiologia escolar versus rastreio auditivo. Em F. Nogueira, A. L. Oliveira, A. V. Baptista, & D. C. Nova (Eds.), I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos – Programa e Livro de Resumos (pp. 281–284). CIDTFF – Universidade de Aveiro.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-325-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22677
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIDTFF – Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://blogs.ua.pt/isabelpmartins/bibliografia/enjie2010_livroresumos.pdfpt_PT
dc.subjectRastreio auditivo escolarpt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectAudiologia escolarpt_PT
dc.titleIntervenção em problemas de audição: audiologia escolar versus rastreio auditivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage284pt_PT
oaire.citation.startPage281pt_PT
oaire.citation.titleI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos – Programa e Livro de Resumospt_PT
person.familyNameTomé
person.familyNameda Silva e Sousa
person.givenNameDavid
person.givenNameAida Rosalina
person.identifier472686
person.identifier.ciencia-id5F12-B2B1-B40B
person.identifier.orcid0000-0002-1824-1019
person.identifier.orcid0000-0002-2760-2744
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione787e2b5-3ea1-4ca0-8a70-576058d54f8e
relation.isAuthorOfPublication37d7a01d-af1c-433d-aa1e-2a948d4f3530
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye787e2b5-3ea1-4ca0-8a70-576058d54f8e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Paula Lopes.pdf
Size:
30.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: