Repository logo
 
Publication

Identidade visual como valorização do património: o caso dos tapetes de Beiriz

dc.contributor.advisorSerapicos, Pedro
dc.contributor.authorFernandes, Sara Araújo
dc.date.accessioned2025-10-20T15:11:03Z
dc.date.available2025-10-20T15:11:03Z
dc.date.issued2025-09-11
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractA Identidade visual assume-se como um alicerce na construção e afirmação de uma marca, atribuindo-lhe significado e propósito por meio de símbolos visuais. Quando dinâmicas, as identidades visuais oferecem tanto coerência quanto flexibilidade, adaptando-se aos diversos suportes e ambientes digitais e físicos. Este projeto explora como é que a identidade visual pode ser um elemento crucial na valorização do património, permitindo que as tradições centenárias, como os tapetes de Beiriz, se atualizem para as exigências da comunicação contemporânea, sem perder a sua autenticidade. No contexto atual de rápidas transformações tecnológicas, o desafio parte por modernizar sem comprometer a essência histórica associada a estes tapetes. O presente documento apresenta a fundamentação teórica, o processo de desenvolvimento e a proposta de uma nova identidade visual para os tapetes de Beiriz. É abordada a representatividade da mulher no projeto de design, estabelecendo um diálogo entre a mulher designer e a mulher artesã enquanto agentes de criação e transmissão do conhecimento visual. A identidade visual desenvolvida contribui, assim, para a afirmação e projeção dos tapetes de Beiriz, garantindo que o seu legado permaneça vivo e relevante num mundo cada vez mais tecnológico ao unir o passado e o presente através de uma linguagem visual flexível.por
dc.description.abstractVisual identity stands as a cornerstone in the construction and affirmation of a brand, endowing it with meaning and purpose through visual symbols. When dynamic, visual identities offer both coherence and flexibility, adapting to a variety of media and both digital and physical environments. This project explores how visual identity can play a crucial role in the valorization of cultural heritage, enabling centuries-old traditions, such as the Beiriz rugs, to meet the demands of contemporary communication without compromising their authenticity. In the current context of rapid technological transformation, the challenge lies in modernizing without undermining the historical essence associated with these rugs. The present document outlines the theoretical framework, development process, and the proposal for a new visual identity for the Beiriz rugs. It also addresses the representation of women in design, establishing a dialogue between the female designer and the female artisan as agents of creation and transmitters of visual knowledge. The visual identity developed thus contributes to the affirmation and projection of the Beiriz rugs, ensuring that their legacy remains alive and relevant in an increasingly technological world by uniting the past and the present through a flexible visual language.por
dc.identifier.tid204007500
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30642
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectDesign
dc.subjectIdentidade visual
dc.subjectIdentidade visual dinâmica
dc.subjectPatrimónio
dc.subjectMulher
dc.subjectBeiriz
dc.subjectTapetes
dc.subjectVisual identity
dc.subjectDinamic visual identity
dc.subjectHeritage
dc.subjectWoman
dc.subjectRugs
dc.titleIdentidade visual como valorização do património: o caso dos tapetes de Beiriz
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Design - Especialização em Design Gráfico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_SaraFernandes_2025.pdf
Size:
6.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: