Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Capacidade de modificar parâmetros espaço-temporais do ciclo da marcha após modificação de componentes intrínsecas ao membro inferior em indivíduos com sequelas de acidente vascular encefálico - intervenção na reeducação da marcha em treadmill

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MarianaCunha_2010.pdf348.97 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objectivo: A realização deste estudo tem como objectivo identificar a capacidade de modificação dos parâmetros do ciclo da marcha após intervenção a nível dos componentes do membro inferior e uma abordagem na reeducação da marcha no tapete rolante (treadmill). Métodos: Este estudo é um estudo de série de casos, constituído por três indivíduos com sequelas de Acidente Vascular Encefálico (AVE), com comprometimento a nível do membro inferior, capazes de realizar marcha. Os instrumentos de avaliação foram o teste de marcha de 10 metros (10-M), o teste de marcha de 6 minutos (6-Min) e o Time Up and Go (TUG). Os indivíduos receberam intervenção da fisioterapia baseada no conceito de Bobath e na reeducação de marcha no treadmill. Resultados: Após a intervenção verificou-se um aumento da velocidade e cadência da marcha, assim como uma maior tolerância e resistência na capacidade da sua realização. Conclusão: A intervenção realizada a nível dos componentes do membro inferior e na reeducação da marcha utilizando o treadmill permitiu modificar alguns parâmetros espaço-temporais do ciclo da marcha, aumentando a velocidade e cadência da marcha. A utilização conjunta de diferentes abordagens na intervenção ao indivíduo com sequelas de AVE deve ser sempre considerada uma vez que pode trazer benefícios na sua independência e qualidade de vida.
Purpose: The purpose of this study was to identify the ability of modifying the gait cycle parameters after a period of physiotherapy based on lower limb component’s change and treadmill walking training. Methods: This study is a case series comprising three patients with stroke and lower limb impairment, able to walk. Outcome measures were 10-meter and 6- minute Walking Tests and Time Up and Go. Subjects had physiotherapy based on the Bobath concept and treadmill walking training. Results: After treatment, all patients increased gait speed and cadence as well as greater tolerance and resistance in walking ability. Conclusions: An approach based on lower limb component’s change and treadmill walking training resulted in changes on spatiotemporal gait parameters, such as an increased of gait speed and cadence. We should consider a combining of different approaches in people with stroke, so that can reflect benefits in their independence and quality of life.

Description

Keywords

Parâmetros da marcha Treadmill Reeducação da marcha AVE Gait parameters Treadmill Gait training Stroke

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto

CC License