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Mediação da Informação e comportamento infocomunicacional

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Esta comunicação apresenta parte dos resultados alcançados no âmbito da investigação de doutoramento, sobre a mediação da informaçãopraticada e percecionada nos Arquivos Distritais (ADs) e equiparados, cujo papel é determinante na consolidação e preservação da memória institucional nacional, como fator de identidade e sentimento de pertença de uma comunidade e na promoção da cidadania. Nesse sentido, realizou-se um estudo empírico junto de informantes responsáveis dos ADs recorrendo à metodologia quadripolar, no âmbito da Ciência da Informação (CI), identificando e carac- terizando o que consideramos ser uma mudança de paradigma (de “custodial” para “pós-custodial”) relativamente à alteração da demanda deinformação e das funções com que se deparam atualmente os arquivos e os profissionais da informação; exigindo neste entender uma revisão das práticas de mediação dainformação, passando igualmente os estudos dos utilizadores a comportar a influência de outras áreas do conhecimento, designadamente da Psicologia, permitindo assim a transição para a teorização em torno do Comportamento Informacional. Considera-se, no entanto, que a CI fornecerá um quadro teórico-metodológico muito útil e pioneiro para a análise da mediação da informação, na medida em que investiga os problemas, temas e casos relacionados com o fenómeno info-comunicacional (origem, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização da informação). Considerando-se a extensão da informação como meio de possibilitar a transmissão, o seu uso (através de modos e técnicas de representação da informação) e ocomportamento informacional dos utilizadores - ou seja, o modo de ser ou de reagir de uma pessoa ou de um grupo numa determinada situação e contexto, impelido por necessidades induzidas ou espontâneas, no que toca especificamente às condições de busca, seleção e uso da informação. Reportando-nos à realidade da mediação da infor- mação, esta proposta tem subjacente a premissa segundo a qual as transformações ocorridas nos últimos anos, marcadas pelo advento das novas TIC, e de um público cada vez mais alargado e com competên- cias tecnológicas mais vastas e desenvolvidas, exigem a adequação da profissão edos serviços de infor- mação à nova conjuntura social, económica, cultural e tecnológica, com óbvias implicações nos modelos formativos dos futuros profissionais dainformação (Ribeiro, 2010). Na medida em que, o profissional da informação não é nem neutral nem imparcial, mas interfere efetivamente (enquanto sujeito) do processo info-comunicacional em que se insere. O momento em que se concretiza não é um recorte de tempo estático e dissociado de seu entorno; ao contrário: resulta da relação dos sujeitos com o mundo. (Almeida Junior, 2009) E imprescindível que o profissional de informação se liberte da perceção que tem do utilizador com base no seu grau de satisfação com o serviço, e passe a concentrar todo o seu esforço no desenho e organização do sistema em função das possíveis necessidades e demandas dos seus utilizadores potenciais, isto é, sob a perspetiva do comportamento informacional dos utilizadores (entendido como a totalidade do comportamento humano em relação a fontes e canais de informação e também o uso dainformação) e da mediação da informação que praticam.

Description

Comunicação

Keywords

Mediação da Informação Comportamento informacional

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