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Authors
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Abstract(s)
Esta comunicação apresenta parte dos resultados alcançados no âmbito da investigação de
doutoramento, sobre a mediação da informaçãopraticada e percecionada nos Arquivos Distritais (ADs)
e equiparados, cujo papel é determinante na consolidação e preservação da memória institucional
nacional, como fator de identidade e sentimento de pertença de uma comunidade e na promoção da
cidadania. Nesse sentido, realizou-se um estudo empírico junto de informantes responsáveis dos ADs
recorrendo à metodologia quadripolar, no âmbito da Ciência da Informação (CI), identificando e carac-
terizando o que consideramos ser uma mudança de paradigma (de “custodial” para “pós-custodial”)
relativamente à alteração da demanda deinformação e das funções com que se deparam atualmente os
arquivos e os profissionais da informação; exigindo neste entender uma revisão das práticas de mediação
dainformação, passando igualmente os estudos dos utilizadores a comportar a influência de outras áreas
do conhecimento, designadamente da Psicologia, permitindo assim a transição para a teorização em
torno do Comportamento Informacional. Considera-se, no entanto, que a CI fornecerá um quadro
teórico-metodológico muito útil e pioneiro para a análise da mediação da informação, na medida em
que investiga os problemas, temas e casos relacionados com o fenómeno info-comunicacional (origem,
coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização
da informação). Considerando-se a extensão da informação como meio de possibilitar a transmissão, o
seu uso (através de modos e técnicas de representação da informação) e ocomportamento informacional
dos utilizadores - ou seja, o modo de ser ou de reagir de uma pessoa ou de um grupo numa determinada
situação e contexto, impelido por necessidades induzidas ou espontâneas, no que toca especificamente
às condições de busca, seleção e uso da informação. Reportando-nos à realidade da mediação da infor-
mação, esta proposta tem subjacente a premissa segundo a qual as transformações ocorridas nos últimos
anos, marcadas pelo advento das novas TIC, e de um público cada vez mais alargado e com competên-
cias tecnológicas mais vastas e desenvolvidas, exigem a adequação da profissão edos serviços de infor-
mação à nova conjuntura social, económica, cultural e tecnológica, com óbvias implicações nos modelos
formativos dos futuros profissionais dainformação (Ribeiro, 2010). Na medida em que, o profissional
da informação não é nem neutral nem imparcial, mas interfere efetivamente (enquanto sujeito) do
processo info-comunicacional em que se insere. O momento em que se concretiza não é um recorte de
tempo estático e dissociado de seu entorno; ao contrário: resulta da relação dos sujeitos com o mundo.
(Almeida Junior, 2009) E imprescindível que o profissional de informação se liberte da perceção que
tem do utilizador com base no seu grau de satisfação com o serviço, e passe a concentrar todo o seu
esforço no desenho e organização do sistema em função das possíveis necessidades e demandas dos
seus utilizadores potenciais, isto é, sob a perspetiva do comportamento informacional dos utilizadores
(entendido como a totalidade do comportamento humano em relação a fontes e canais de informação
e também o uso dainformação) e da mediação da informação que praticam.
Description
Comunicação
Keywords
Mediação da Informação Comportamento informacional
Citation
Publisher
Universidade de Coimbra