Repository logo
 
Publication

A perceção das marcas patrocinadoras dos festivais de verão pelos participantes

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Susana Mónica da Cruz
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Alexandra Teixeira da
dc.date.accessioned2016-03-21T12:27:01Z
dc.date.available2016-03-21T12:27:01Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO aumento da popularidade e da diversidade dos Festivais de Verão, a que temos assistido nos últimos anos, quer a nivel nacional e internacional, explica o interesse no desenvolvimento de um estudo sobre a eficácia das marcas patrocinadoras e o impacto nos mesmos tanto a nivel de conhecimento e consumo. Quando uma marca é patrocinadora de um Festival de Verão tem como principal objetivo que os seus participantes a identifiquem como tal e, consequentemente, passem a ser consumidores dando a conhecer a essência da marca, seus produtos e serviços associados. O presente estudo visa analisar até que ponto a associação da marca ao festival e o aumento do consumo são concretizados. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo empírico de carácter quantitativo sobre as atitudes dos consumidores face ao patrocínio de marcas a festivais de música em Portugal. Os festivais seleccionados foram: Meo Marés Vivas, Nos Primavera Sound e Vodafone Paredes de Coura. O grande objectivo consistiu na avaliação da perceção dos consumidores de festivais de Verão nas marcas patrocinadoras dos mesmos. Tendo em conta os objetivos desta dissertação concluímos que, de uma maneira geral, que estes festivais são frequentados essencialmente por estudantes, com idades compreendidas entre 16 e 22 anos. Após análise das variáveis, as marcas patrocinadoras influenciam positivamente o consumidor, no que concerne à recordação/notoriedade da marca e à lealdade na com a mesma. Relativamente à identificação dos patrocinadores, verificou-se que as marcas mais associadas são as que possuem relação semântica com o festival e são, também, as que possuem maior consumo, notoriedade e relevância no mercado. O Vodafone Paredes de Coura destaca-se por ser o festival o que provocou mais atitudes positivas por parte dos inquiridos.pt_PT
dc.description.abstractThe increase of the popularity and diversity of Summer Music Festivals that has occurred in the past years, either at national or international levels, explains the interest in developing a study about the efficiency of sponsor brands and the respective impact on themselves concerning the knowledge and consumption level. When a brand is a summer festival sponsor, its main goal is to make sure that the event participants identify it as such and, consequently, become consumers, teaching them the essence of the brand, its products and associated services. This study aims the analysis of the relation between the festivals brands association and the consumption increase of the mentioned brands. By this way, it was developed an empirical and quantitative study about the consumers’ attitudes concerning festival sponsorships by brands. The selected music festivals were Meo Marés Vivas, Nos Primavera Sound e Vodafone Paredes de Coura. The main objective consisted in the evaluation of the perception of the sponsor brands by the summer festivals consumers. Taking into account the purpose of this thesis, I concluded that, generally, these festivals are mainly attended by students, whose ages are between sixteen and twenty two years old. After the variables analysis, the sponsor brands have influenced positively the consumer, as far as the brand remembrance/notoriety and loyalty are concerned. In relation to sponsors’ identification, I have verified that the brands mostly associated are the ones who have a semantic relation with the festival itself. They are also the ones who possess the major consumption, notoriety and relevance in the market. Vodafone Paredes de Coura stands out for being the one festival that created more positive attitudes on the respondents.pt_PT
dc.identifier.tid201605376
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7933
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFestivais de música de verãopt_PT
dc.subjectPatrocíniopt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectProeminênciapt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectEventospt_PT
dc.subjectNotoriedadept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectSummer music festivalspt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectNotorietypt_PT
dc.subjectTarget audiencept_PT
dc.subjectSponsorshippt_PT
dc.subjectProminencept_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.titleA perceção das marcas patrocinadoras dos festivais de verão pelos participantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Assessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PatriciaSilva_2016.pdf
Size:
6.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: