Repository logo
 
Publication

As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português

dc.contributor.authorSousa, Bruno Barbosa
dc.contributor.authorMachado, Annaelise Fritz
dc.contributor.authorIgreja, Carla Martins
dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.date.accessioned2020-08-06T13:27:26Z
dc.date.available2020-08-06T13:27:26Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAs redes sociais assume, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verificando-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) em estar presente no ambiente online, torna-se relevante perceber que tipo de atuações apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Por outro lado, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico, o turismo é um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal) que foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos de turismo. Serão apresentados alguns casos ilustrativos do contexto português, relativamente à comunicação em contextos online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos em Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo e serão apresentadas linhas de investigação para o futuro. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2176-5111
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16161
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13805pt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectComunicação onlinept_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.titleAs redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleCambiassu: Estudos em Comunicaçãopt_PT
oaire.citation.volume15, 25pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_Joana Campos_2020.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format