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- O papel do nutricionista na restauração comercialPublication . França, Francisco; Rei, Mariana; Melo, António; Torres, DuarteIntrodução: Em Portugal, a atuação do Nutricionista na Restauração Comercial permanece, até à data, uma área subexplorada, que carece de uma definição transparente. Objetivos: Conhecer em que medida(s) pode o Nutricionista intervir nas atividades da Restauração Comercial em Portugal. Metodologia: Aplicou-se o método de Delphi online, cujo painel de peritos contou com a participação de Nutricionistas e Chefes de Cozinha. Na primeira ronda foram recolhidos dados pessoais e foi colocada uma questão aberta sobre a(s) medida(s) de atuação do Nutricionista na Restauração Comercial em Portugal. Na segunda ronda foi aplicado um questionário constituído por questões de resposta fechada relativas às medidas de atuação do Nutricionista na Restauração Comercial identificadas na ronda anterior. Resultados: Foram identificadas, consensualmente, 14 medidas de atuação do Nutricionista na Restauração Comercial, que se agruparam em 8 categorias: “Valorização Nutricional e Alergénios”, “Elaboração de Menus com Opções Saudáveis”, “Educação Alimentar do Consumidor”, “Segurança Alimentar, Cumprimento Normativo e Legislativo e Auditorias”, “Gestão de Operações”, “Gestão de Pessoas”, “Marketing e Comunicação” e “Rentabilidade do Negócio”. Conclusões: Do ponto de vista dos Chefes de Cozinha e dos próprios Nutricionistas, estes profissionais de saúde podem intervir amplamente nas atividades da Restauração Comercial em Portugal.
- As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico portuguêsPublication . Sousa, Bruno Barbosa; Machado, Annaelise Fritz; Igreja, Carla Martins; Campos, JoanaAs redes sociais assume, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verificando-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) em estar presente no ambiente online, torna-se relevante perceber que tipo de atuações apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Por outro lado, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico, o turismo é um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal) que foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos de turismo. Serão apresentados alguns casos ilustrativos do contexto português, relativamente à comunicação em contextos online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos em Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo e serão apresentadas linhas de investigação para o futuro. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).