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Análise e verificação da gestão da EGR utilizada em unidades de controlo EDC15p+
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Fernando José | |
dc.contributor.author | Nogueira, Rúben José Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T16:28:47Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T16:28:47Z | |
dc.date.issued | 2024-10-17 | |
dc.description.abstract | Os motores de combustão interna, essenciais nas atividades modernas, estão em constante evolução. Contudo, o seu uso intensivo produz emissões de gases prejudiciais à atmosfera, suscitando preocupações ambientais. A necessidade de conciliar a eficiência dos motores com a redução de poluentes tornou-se uma prioridade, visando alcançar um equilíbrio sustentável entre a inovação tecnológica e a preservação ambiental. Neste contexto, o sistema de recirculação de gases de escape (EGR) assume-se como uma inovação crucial na redução das emissões. Assim, ao longo da Dissertação, foi realizado um estudo sobre o sistema de EGR utilizado pelo fabricante no SEAT® Ibiza 1.4 TDI, com a unidade de controlo do motor EDC15P+. O estudo consistiu, em primeiro lugar, em demonstrar as diferentes formas de aceder à calibração da unidade de controlo, apresentando também as suas principais características. Posteriormente, foi iniciado o estudo do sistema de EGR, com base na documentação do fabricante, sendo apresentada e verificada na prática com o auxílio do software WinOLS® e do emulador da FLASH OLS 300. A utilização do equipamento OLS 300 permitiu que todas as alterações à calibração original fossem realizadas em tempo real no veículo, possibilitando a simulação de diferentes cenários de gestão do sistema de EGR. O estudo foi realizado em banco de potência, com o auxílio de uma máquina de diagnóstico para visualização de parâmetros em tempo real. Utilizou-se também um osciloscópio para monitorizar o comportamento do atuador da válvula EGR e da borboleta do coletor de admissão, elementos essenciais no controlo do sistema. Adicionalmente, foi utilizado um analisador de gases para verificar a composição dos gases de escape em função das alterações realizadas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203734092 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26810 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ECU | pt_PT |
dc.subject | EGR | pt_PT |
dc.subject | Injection management | pt_PT |
dc.subject | Internal combustion engine | pt_PT |
dc.subject | Diesel | pt_PT |
dc.subject | OEM Producer | pt_PT |
dc.subject | ECU programming and reprogramming | pt_PT |
dc.subject | Fabricante OEM | pt_PT |
dc.subject | Gestão de injeção | pt_PT |
dc.subject | Motor de combustão interna | pt_PT |
dc.subject | Programação e reprogramação da ECU | pt_PT |
dc.title | Análise e verificação da gestão da EGR utilizada em unidades de controlo EDC15p+ | pt_PT |
dc.title.alternative | Analysis and verification of the EGR management used in EDC15P+ control units | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |