Repository logo
 
Publication

Análise e verificação da gestão da EGR utilizada em unidades de controlo EDC15p+

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Fernando José
dc.contributor.authorNogueira, Rúben José Ferreira
dc.date.accessioned2024-12-12T16:28:47Z
dc.date.available2024-12-12T16:28:47Z
dc.date.issued2024-10-17
dc.description.abstractOs motores de combustão interna, essenciais nas atividades modernas, estão em constante evolução. Contudo, o seu uso intensivo produz emissões de gases prejudiciais à atmosfera, suscitando preocupações ambientais. A necessidade de conciliar a eficiência dos motores com a redução de poluentes tornou-se uma prioridade, visando alcançar um equilíbrio sustentável entre a inovação tecnológica e a preservação ambiental. Neste contexto, o sistema de recirculação de gases de escape (EGR) assume-se como uma inovação crucial na redução das emissões. Assim, ao longo da Dissertação, foi realizado um estudo sobre o sistema de EGR utilizado pelo fabricante no SEAT® Ibiza 1.4 TDI, com a unidade de controlo do motor EDC15P+. O estudo consistiu, em primeiro lugar, em demonstrar as diferentes formas de aceder à calibração da unidade de controlo, apresentando também as suas principais características. Posteriormente, foi iniciado o estudo do sistema de EGR, com base na documentação do fabricante, sendo apresentada e verificada na prática com o auxílio do software WinOLS® e do emulador da FLASH OLS 300. A utilização do equipamento OLS 300 permitiu que todas as alterações à calibração original fossem realizadas em tempo real no veículo, possibilitando a simulação de diferentes cenários de gestão do sistema de EGR. O estudo foi realizado em banco de potência, com o auxílio de uma máquina de diagnóstico para visualização de parâmetros em tempo real. Utilizou-se também um osciloscópio para monitorizar o comportamento do atuador da válvula EGR e da borboleta do coletor de admissão, elementos essenciais no controlo do sistema. Adicionalmente, foi utilizado um analisador de gases para verificar a composição dos gases de escape em função das alterações realizadas.pt_PT
dc.identifier.tid203734092pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26810
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectECUpt_PT
dc.subjectEGRpt_PT
dc.subjectInjection managementpt_PT
dc.subjectInternal combustion enginept_PT
dc.subjectDieselpt_PT
dc.subjectOEM Producerpt_PT
dc.subjectECU programming and reprogrammingpt_PT
dc.subjectFabricante OEMpt_PT
dc.subjectGestão de injeçãopt_PT
dc.subjectMotor de combustão internapt_PT
dc.subjectProgramação e reprogramação da ECUpt_PT
dc.titleAnálise e verificação da gestão da EGR utilizada em unidades de controlo EDC15p+pt_PT
dc.title.alternativeAnalysis and verification of the EGR management used in EDC15P+ control unitspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_5607_v2.pdf
Size:
9.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: