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Authors
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Abstract(s)
Os motores de combustão interna, essenciais nas atividades modernas, estão em constante
evolução. Contudo, o seu uso intensivo produz emissões de gases prejudiciais à atmosfera,
suscitando preocupações ambientais. A necessidade de conciliar a eficiência dos motores com
a redução de poluentes tornou-se uma prioridade, visando alcançar um equilíbrio sustentável
entre a inovação tecnológica e a preservação ambiental. Neste contexto, o sistema de
recirculação de gases de escape (EGR) assume-se como uma inovação crucial na redução das
emissões.
Assim, ao longo da Dissertação, foi realizado um estudo sobre o sistema de EGR utilizado pelo
fabricante no SEAT® Ibiza 1.4 TDI, com a unidade de controlo do motor EDC15P+. O estudo
consistiu, em primeiro lugar, em demonstrar as diferentes formas de aceder à calibração da
unidade de controlo, apresentando também as suas principais características. Posteriormente,
foi iniciado o estudo do sistema de EGR, com base na documentação do fabricante, sendo
apresentada e verificada na prática com o auxílio do software WinOLS® e do emulador da FLASH
OLS 300. A utilização do equipamento OLS 300 permitiu que todas as alterações à calibração
original fossem realizadas em tempo real no veículo, possibilitando a simulação de diferentes
cenários de gestão do sistema de EGR.
O estudo foi realizado em banco de potência, com o auxílio de uma máquina de diagnóstico
para visualização de parâmetros em tempo real. Utilizou-se também um osciloscópio para
monitorizar o comportamento do atuador da válvula EGR e da borboleta do coletor de
admissão, elementos essenciais no controlo do sistema. Adicionalmente, foi utilizado um
analisador de gases para verificar a composição dos gases de escape em função das alterações
realizadas.
Description
Keywords
ECU EGR Injection management Internal combustion engine Diesel OEM Producer ECU programming and reprogramming Fabricante OEM Gestão de injeção Motor de combustão interna Programação e reprogramação da ECU