Repository logo
 
Publication

O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica
dc.contributor.authorSenra, Francisca Ascensão da Costa
dc.date.accessioned2023-11-24T12:16:42Z
dc.date.available2023-11-24T12:16:42Z
dc.date.issued2023-10-25
dc.descriptionDissertação de mestrado
dc.description.abstractO Revenue Management é facilmente identificado como uma técnica de gestão comercial e económica que ajuda a vender o produto certo, no momento certo, ao preço certo ao cliente certo, através do canal de distribuição mais adequado e com a melhor comissão possível. Todavia, o Revenue Management é muito mais que isso, sendo necessário um processo mais complexo e analítico no seu conteúdo que leva à otimização das receitas. Desenvolvida no âmbito do Mestrado de Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, a presente dissertação surge no sentido de aprofundar e dar resposta a esta temática tendo como principal objetivo conhecer e analisar o impacto do Revenue Management na otimização da receita e dinamização da procura. Para tal, são apresentados pontos de vista de diversos autores, com o propósito de enquadrar as várias temáticas desenvolvidas e abordadas ao longo deste estudo. Para a elaboração deste estudo foi traçada uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a Revenue Managers, com o principal propósito de apresentar uma resposta ao objetivo principal já exposto. As entrevistas decorreram entre os meses de julho e agosto do presente ano. Após o tratamento e análise de toda a informação, foram discutidos os resultados e produzidas as conclusões, permitindo responder à questão da investigação, tendo sido igualmente enumeradas algumas limitações do estudo e recomendações para futuras investigações.pt_PT
dc.description.abstractRevenue Management is easily represented as a commercial and economic management technique that helps sell the right product, at the right time, at the right price to the right customer, through the most appropriate distribution channel and with the best possible commission. However, Revenue Management is much more than that, requiring a more complex and analytical process in its content that leads to revenue optimization. Developed within the scope of the Master's Degree in Hotel Management – Commercial Management and Marketing at the Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, this dissertation aims to deepen and respond to this topic with the main objective of knowing and analyzing the impact of Revenue Management in optimizing revenue and boosting demand. To this end, points of view from different authors are presented, with the purpose of framing the various themes developed and addressed throughout this study. To prepare this study, a qualitative methodological approach was outlined, based on semi-structured interviews with Revenue Managers, with the main purpose of presenting a response to the main objective already stated. The interviews took place between the months of July and August of the present year. After processing and analyzing all the information, the results were discussed and conclusions were generated, allowing the research question to be answered, and some limitations of the study and recommendations for future research were also listed.pt_PT
dc.identifier.tid203401123pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23963
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRevenue managementpt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectOtimização da receitapt_PT
dc.subjectHospitalitypt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectRevenue optimizationpt_PT
dc.titleO impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procurapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_FranciscaSenra_2023.pdf
Size:
3.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: