Repository logo
 
Publication

Construção de um dispositivo de autoavaliação com a colaboração dos docentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastro, Dora Maria Ramos Fonseca de
dc.contributor.authorRibeiro, Íris Daniela Teixeira
dc.date.accessioned2016-02-25T17:24:18Z
dc.date.available2016-02-25T17:24:18Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractNa atualidade, face à emergência de políticas educacionais influenciadas pela globalização, a avaliação das instituições escolares tem vindo a constituir-se como um instrumento para regular, garantir e acompanhar a melhoria da qualidade nos sistemas de ensino. A Lei nº31/2002 de 20 de dezembro implicou nas escolas o desenvolvimento de dispositivos, instrumentos e processos diversos de avaliação tendo como um dos seus objetivos a promoção da melhoria de qualidade do sistema educativo. Não é qualquer forma ou modalidade de avaliação institucional e de autoavaliação que pode responder à multidimensionalidade e complexidade das escolas públicas enquanto organizações educativas específicas. Pelo facto de não existirem escolas iguais, a avaliação da escola deverá ser diferenciada e ajustada às realidades organizacionais para constituir um efetivo instrumento de desenvolvimento. O estudo empírico realizado no agrupamento X pretendeu recolher as perceções dos docentes do agrupamento em relação aos mecanismos de autoavaliação para a posterior elaboração de um dispositivo de autoavaliação. Este estudo permitiu reconhecer a importância atribuída aos processos de autoavaliação na promoção da melhoria da organização e do sucesso educativo dos alunos, bem como os constrangimentos associados a estes processos, sendo também apresentadas propostas para que este instrumento seja eficaz. Os resultados deste estudo foram as linhas orientadoras para a construção de um dispositivo de autoavaliação para o agrupamento X com a colaboração dos docentes, desenvolvendo um plano de ação com atividades definidas. Espera-se dar um contributo para implementar mudanças significativas, com vista à promoção de uma cultura de autorreflexão, de autoavaliação e de desenvolvimento sustentado da escola.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, due to the emergence of educational policies influenced by globalization, the evaluation of educational institutions has been to establish itself as an instrument to regulate, monitor and ensure the improvement of quality in education. Law nº31/2002 resulted in schools devices, instruments and various processes of evaluation has as one of its objectives the promotion of improved quality of education. Not any form or institutional assessment and self-assessment can answer the multidimensionality and complexity of public schools while specific organizations. Because there are no equal schools, school evaluation should be differentiated and tailored to organizational realities to be an effective development tool. The empirical study on the X group intended to collect the perceptions of the group of teachers in relation to the self-assessment for the further development of a self-assessment device. This study allowed us to recognize the importance of the selfassessment process in promoting the improvement of the organization and the educational success of students as well as the constraints associated with these procedures, proposals were also made available, so that this instrument would be effective. The results of this study were the guidelines for the construction of a selfassessment device for the X group with the collaboration of teachers, developing an action plan with defined activities. It is expected with this study to contribute to the implementation of significant changes, in order to promote a culture of self-reflection, self-evaluation and of sustainable development of schools.pt_PT
dc.identifier.tid201142961
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7739
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectCultura colaborativapt_PT
dc.subjectMelhoria Organizacionalpt_PT
dc.subjectSelf-evaluationpt_PT
dc.subjectCollaborative culturept_PT
dc.subjectOrganizational improvementpt_PT
dc.titleConstrução de um dispositivo de autoavaliação com a colaboração dos docentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ IrisRibeiro_2015.pdf
Size:
921.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: