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Turismo no Estado Novo português: o papel do demótico e do Secretariado de Propaganda Nacional

dc.contributor.authorRibeiro, Carla Patricia
dc.date.accessioned2018-04-12T20:30:45Z
dc.date.available2018-04-12T20:30:45Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionComunicação apresentada no XII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, realizado de 18 a 21 de Julho de 2017, na Universidade Católica do Porto, Porto, organização conjunta do Centro de Estudo de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Grupo de Investigação “Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Asociacíon de Historia Atual da Universidade de Cádiz e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.description.abstractEsta comunicação explora as ligações entre Turismo e Nacionalismo, assumindo o primeiro como parte integrante de uma política de (re)construção identitária empreendida pelo Estado Novo português, através do Secretariado de Propaganda Nacional (SPN). Desde finais do século XIX e inícios do século XX que o turismo se tornou, entre nós, assunto de vivo interesse e aceso debate. Em particular, desde cedo que a necessidade de um comando superior e único, que caberia ao Estado, se impunha. Após a implantação da República, o setor foi nacionalizado mas só em 1939 se providenciou a passagem das competências em matéria de turismo para o SPN, organismo sob a dependência direta da Presidência do Conselho. Sob esta tutela, o setor do turismo tornou-se parte integrante da campanha de reaportuguesamento de Portugal então empreendida, arma de propaganda político-ideológica, instrumento privilegiado para o reconhecimento internacional do regime e estratégia de inclusão dos cidadãos nos ideais e princípios do regime. Considerava-se que Portugal, país de turismo, deveria apresentar um modelo turístico de acordo com a singularidade nacional. Para tal, mobilizou-se o demótico, encarado como o substrato sobre o qual repousava a identidade nacional. Desta forma, os costumes e as tradições populares, envolvidos numa estética de raiz modernista, permitiram o congelamento e a recriação de uma nação simples, harmónica, solidária, de tradições imutáveis.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11324
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectEstado Novopt_PT
dc.subjectDemóticopt_PT
dc.subjectSecretariado de Propaganda Nacionalpt_PT
dc.titleTurismo no Estado Novo português: o papel do demótico e do Secretariado de Propaganda Nacionalpt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Católica do Portopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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