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Beneficiação e reabilitação de acessos rurais afetos a infraestruturas das águas do Norte

datacite.subject.fosInfraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorJacob, Ângelo Manuel Gonçalves
dc.contributor.authorTrigo, Emanuel José Rodrigues
dc.date.accessioned2018-05-25T14:16:52Z
dc.date.available2020-10-30T01:30:19Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente relatório insere-se num projeto de beneficiação e reabilitação de acessos rurais, onde se apresenta um resumo de atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular na empresa CORE CONCEPT, Lda., cujo objetivo é o desenvolvimento de estudos prévios e projetos de execução, utilizando várias ferramentas e técnicas, salientando um software de apoio à engenharia de vias de comunicação, o AutoCad Civil 3D. Este projeto desenvolve-se com a parceria de 2 empresas, CORE CONCEPT e CiviTraço, tendo como o objetivo a elaboração do projeto intitulado P2419 – Projeto de Execução da Reabilitação de Acessos às Infraestruturas das Águas do Norte, S.A. Uma via de comunicação consiste na definição de um traçado tridimensional composto por curvas, retas, rotundas, entroncamentos, cruzamentos, assim como as cotas de projeto de forma a garantir uma acessibilidade com segurança, conforto e no menor tempo possível. Neste caso, as vias de comunicação a projetar revestem-se de características muito específicas fruto, também, da especificidade dos acessos: tráfego reduzido e esporádico, topografia desfavorável e investimento limitado. O decurso dos trabalhos foi realizado aproveitando as mais valias de cada uma das empresas do consórcio, a saber: Topografia, definição de traçado e estrutura de pavimentos foram da responsabilidade da CiviTraço e o estudo geológico geotécnico, drenagem e sinalização foi da responsabilidade da CORE CONCEPT. No âmbito do estágio, as atividades desenvolvidas foram a elaboração de 35 projetos rodoviários e outras especialidades dependentes das vias de comunicação para as várias localizações, numa extensão de 18,50 km, sendo que uma delas, Cerite, foi elaborada a totalidade do projeto pelo autor deste estágio. Este documento descreve os procedimentos e revela a importância de um projeto viário, nomeadamente topografia, definição do traçado, perfil longitudinal, perfil transversal tipo, drenagem, pavimentação e sinalização. Por último, é apresentado um caso de estudo de um local analisado relativo a um estudo prévio e um projeto de execução, aplicando o software de desenho referido anteriormente. A sequência de apresentação está organizada segundo o comum para um projeto de vias de comunicação.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of a rehabilitation and improvement project of rural accesses, that presents a summary of activities that were developed during the period of a curricular internship at CORE CONCEPT, Lda., whose objective is the development of preliminary studies and execution projects, using various tools and techniques, emphasizing the software that supports Transport Civil Engineering, utoCAD Civil 3D. This project is developed with a partnership of 2 companies, CORE CONCEPT and CiviTraço, which main goal was the elaborations of the project P2419 – Execution Project of the Rehabilitation of Accesses for the Infrastructures of the Águas do Norte, S. A. A road consists of a three-dimensional layout composed of curves, straight lines, roundabouts, junctions, intersections, as well as elevation design in order to drain the planned automobile traffic with safety, comfort and in the shortest possible time. In this case, the roads need to be designed to have very specific characteristics, as well as the specificity of the accesses: reduced and sporadic traffic, unfavorable topography limited investment. The work was carried out by taking advantage of the value of each company of the consortium, namely: Topography, definition of layout and structure of pavements were the responsibility of CiviTraço, and the geotechnical geological, drainage and signaling was the responsibility of CORE CONCEPT. During the internship, the developed activities consisted on the development of 35 road projects and other components that depend on the roads to the various locations, in an extension of 18,50 km, and one of them, Cerite, was carried out single-handedly by the author. This document describes the procedures and reveals the importance of a road project, namely topography, layout definition, longitudinal profile, standard transversal section, drainage, paving and signaling. Lastly, it is presented a case study of an analyzed site related to a preliminary study and na execution project, applying the drawing software previously mentioned. The presentation sequence is organized in a similar way to a Roads project.pt_PT
dc.identifier.tid201767031pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11675
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectReabilitaçãopt_PT
dc.subjectAcessos ruraispt_PT
dc.subjectAutoCad Civil 3Dpt_PT
dc.subjectVias de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDrenagempt_PT
dc.subjectPavimentaçãopt_PT
dc.subjectSinalizaçãopt_PT
dc.subjectRehabilitationpt_PT
dc.subjectRural accesspt_PT
dc.subjectCommunication wayspt_PT
dc.subjectDrainagept_PT
dc.subjectPavementspt_PT
dc.subjectSignalingpt_PT
dc.titleBeneficiação e reabilitação de acessos rurais afetos a infraestruturas das águas do Nortept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt_PT

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