Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Dárida Maria
dc.contributor.authorAzevedo, Ana Catarina Dias
dc.date.accessioned2016-12-12T13:05:54Z
dc.date.available2016-12-12T13:05:54Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”.pt_PT
dc.description.abstractThe report here presented comes out of the curricular unit Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, included in the curriculum of the Master Course in the Teaching of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The work met a theoretical and legal framework, an analysis of the context and practices both enhancing self-implication and the maturation of professional knowledge in close relation with the experimental knowledge, enabling decision-making in complex contexts by the trainee teacher. The action-research methodology guided the behavior of the trainee teacher in pedagogical practice; developed in a cyclic spiral of observation, planning, action and reflection, this method results in a dynamic allowing the construction of solid knowledge supporting the advance of the teaching profession. In addition, the pedagogical supervision is presented as an irreplaceable and privileged learning moment in the teaching formation process as it motivates shared reflection moments. This reflection, made in collaboration with the pair and the trio of teaching trainees, with the cooperative mentors and with the institutional supervisors supports the sharing of knowledge and experiences have consequences in the transformation and improvement of teaching practices. Furthermore, the writing of this traineeship report triggers out a reflection about the involvement in school and in the educational community through contextualized projects, converging in the development of a dynamic process of personal, professional and social construction which is meant to be the essentiality of "being a teacher".pt_PT
dc.identifier.tid201385597
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8752
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectProfissional multidimensionalpt_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectProfessional multidimensionalpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Azevedo_2014.pdf
Size:
14.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: