Repository logo
 
Publication

Consequências da Imagem Institucional do IFRO: um estudo empírico com os professores

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.authorSantos, Mateus Gomes dos
dc.date.accessioned2022-02-11T14:36:26Z
dc.date.available2022-02-11T14:36:26Z
dc.date.issued2021-09-28
dc.description.abstractObjetivo – Investigar e medir a imagem institucional do IFRO e eventuais relações consequentes daquela, sob a ótica dos professores da instituição. Metodologia – Investigação empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da assimilação de um modelo teórico, sustentado pela revisão literária, possível de analisar relações entre variáveis latentes. A recolha dos dados foi efetuada por questionário online, com obtenção de uma amostra válida de 258 inquiridos. As hipóteses operacionais foram objeto de teste através de modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Os resultados permitiram confirmar todas as hipóteses e respectivos níveis de associação das variáveis. A imagem percebida do IFRO pelos professores tem com consequências diretas e positivas sobre aspectos organizacionais educativos. A satisfação e identificação do professor com o IFRO variam positivamente, respetivamente, em 72% e 37%, devido à imagem; já a lealdade do professor é explicada em 98% pelo efeito simultâneo das demais variáveis. Foi assegurada adequada qualidade psicométrica e validade convergente; existe validade divergente entre as escalas exceto entre a satisfação e a lealdade. Foram obtidos interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis do estudo. Limitações/implicações – Os resultados precisam ser analisados com precaução, face a uma amostra não probabilística. A pandemia originou dificuldades no processo de investigação, bem como os poucos trabalhos equivalentes no setor em análise no Brasil para efeitos de discussão comparativa. Em termos de implicações teóricas e práticas, a pesquisa permitiu confirmar a relevância da imagem institucional e a sua manifesta influência e relação com outras variáveis organizacionais no ambiente acadêmico, bem como sugere recomendações aos gestores em termos de estratégias de imagem institucional e marketing. Originalidade/valor – Esta pesquisa possibilita produzir algum conhecimento, sobretudo, através do modelo teórico aplicado, ao relacionar variaveis e dimensões, ainda não abordadas em investigações anteriores no Brasil, à data.pt_PT
dc.description.abstractObjective - To investigate and measure IFRO institutional image and any consequent relationships from the perspective of the institution's teachers. Methodology - Empirical, cross-sectional, descriptive and quantitative confirmatory research, based on the assimilation of a theoretical model, supported by the literature review, which can analyse the relationships between latent variables. Data were collected through an online questionnaire, with a valid sample of 258 respondents. The operational hypotheses were tested through a confirmatory structural equation model. Results and conclusions - The results allowed confirming all the hypotheses and respective levels of association of the variables. The perceived image of IFRO by teachers has with direct and positive consequences on educational organizational aspects. Teacher satisfaction and identification with IFRO vary positively by 72% and 37%, respectively, due to the image; teacher loyalty is 98% explained by the simultaneous effect of the other variables. Adequate psychometric quality and convergent validity was ensured; there is divergent validity among the scales except between satisfaction and loyalty. Interesting levels of correlation and predictive ability were obtained among the study variables. Limitations/implications - The results need to be analysed with caution, given a non-probabilistic sample. The pandemic originated difficulties in the research process, as well as the few equivalent works in the sector under analysis in Brazil for the purpose of comparative discussion. In terms of theoretical and practical implications, the research allowed confirming the relevance of the institutional image and its manifest influence and relationship with other organizational variables in the academic environment, as well as suggesting recommendations to managers in terms of institutional image and marketing strategies. Originality/value - This research makes it possible to produce some knowledge, especially through the theoretical model applied, by relating variables and dimensions, not yet addressed in previous research in Brazil, to date.pt_PT
dc.identifier.tid202939219pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19939
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImagem institucionalpt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectOrganização educativapt_PT
dc.subjectModelopt_PT
dc.subjectInstitutional imagept_PT
dc.subjectEducational organizationpt_PT
dc.subjectModelpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.titleConsequências da Imagem Institucional do IFRO: um estudo empírico com os professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Mateus_Santos_MAA_2021.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission