Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

ConsequĂȘncias da Imagem Institucional do IFRO: um estudo empĂ­rico com os professores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mateus_Santos_MAA_2021.pdf1.18 MBAdobe PDF Download
license.txt1.74 KBLicense Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivo – Investigar e medir a imagem institucional do IFRO e eventuais relaçÔes consequentes daquela, sob a Ăłtica dos professores da instituição. Metodologia – Investigação empĂ­rica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatĂłria, a partir da assimilação de um modelo teĂłrico, sustentado pela revisĂŁo literĂĄria, possĂ­vel de analisar relaçÔes entre variĂĄveis latentes. A recolha dos dados foi efetuada por questionĂĄrio online, com obtenção de uma amostra vĂĄlida de 258 inquiridos. As hipĂłteses operacionais foram objeto de teste atravĂ©s de modelo confirmatĂłrio de equaçÔes estruturais. Resultados e conclusĂ”es – Os resultados permitiram confirmar todas as hipĂłteses e respectivos nĂ­veis de associação das variĂĄveis. A imagem percebida do IFRO pelos professores tem com consequĂȘncias diretas e positivas sobre aspectos organizacionais educativos. A satisfação e identificação do professor com o IFRO variam positivamente, respetivamente, em 72% e 37%, devido Ă  imagem; jĂĄ a lealdade do professor Ă© explicada em 98% pelo efeito simultĂąneo das demais variĂĄveis. Foi assegurada adequada qualidade psicomĂ©trica e validade convergente; existe validade divergente entre as escalas exceto entre a satisfação e a lealdade. Foram obtidos interessantes nĂ­veis de correlação e capacidades preditivas entre as variĂĄveis do estudo. LimitaçÔes/implicaçÔes – Os resultados precisam ser analisados com precaução, face a uma amostra nĂŁo probabilĂ­stica. A pandemia originou dificuldades no processo de investigação, bem como os poucos trabalhos equivalentes no setor em anĂĄlise no Brasil para efeitos de discussĂŁo comparativa. Em termos de implicaçÔes teĂłricas e prĂĄticas, a pesquisa permitiu confirmar a relevĂąncia da imagem institucional e a sua manifesta influĂȘncia e relação com outras variĂĄveis organizacionais no ambiente acadĂȘmico, bem como sugere recomendaçÔes aos gestores em termos de estratĂ©gias de imagem institucional e marketing. Originalidade/valor – Esta pesquisa possibilita produzir algum conhecimento, sobretudo, atravĂ©s do modelo teĂłrico aplicado, ao relacionar variaveis e dimensĂ”es, ainda nĂŁo abordadas em investigaçÔes anteriores no Brasil, Ă  data.
Objective - To investigate and measure IFRO institutional image and any consequent relationships from the perspective of the institution's teachers. Methodology - Empirical, cross-sectional, descriptive and quantitative confirmatory research, based on the assimilation of a theoretical model, supported by the literature review, which can analyse the relationships between latent variables. Data were collected through an online questionnaire, with a valid sample of 258 respondents. The operational hypotheses were tested through a confirmatory structural equation model. Results and conclusions - The results allowed confirming all the hypotheses and respective levels of association of the variables. The perceived image of IFRO by teachers has with direct and positive consequences on educational organizational aspects. Teacher satisfaction and identification with IFRO vary positively by 72% and 37%, respectively, due to the image; teacher loyalty is 98% explained by the simultaneous effect of the other variables. Adequate psychometric quality and convergent validity was ensured; there is divergent validity among the scales except between satisfaction and loyalty. Interesting levels of correlation and predictive ability were obtained among the study variables. Limitations/implications - The results need to be analysed with caution, given a non-probabilistic sample. The pandemic originated difficulties in the research process, as well as the few equivalent works in the sector under analysis in Brazil for the purpose of comparative discussion. In terms of theoretical and practical implications, the research allowed confirming the relevance of the institutional image and its manifest influence and relationship with other organizational variables in the academic environment, as well as suggesting recommendations to managers in terms of institutional image and marketing strategies. Originality/value - This research makes it possible to produce some knowledge, especially through the theoretical model applied, by relating variables and dimensions, not yet addressed in previous research in Brazil, to date.

Description

Keywords

Imagem institucional Professor Organização educativa Modelo Institutional image Educational organization Model Teacher

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue