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A gastronomia como fator promocional de uma região: planeamento para a introdução de um novo produto gastronómico na doçaria portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Eduardo
dc.contributor.authorSilva, João Carlos Oliveira Ribeiro da
dc.date.accessioned2020-12-22T18:32:30Z
dc.date.available2020-12-22T18:32:30Z
dc.date.issued2020-12-04
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractO projeto tem como principal objetivo o estudo da Viabilidade económica e financeira da transformação de um modelo de negócio tradicional e artesanal, num modelo em escala, não alterando as características sensoriais do produto, nem o processo artesanal de fabrico, permitindo também aumentar significativamente a area e a frequência da sua disponibilidade. A preservação e dinamização de produtos regionais e tradicionais como fator diferenciador de negócio e de promoção de uma região são tidos em conta, prevendo-se a candidatura ao reconhecimento e a certificação do produto por parte das entidades competentes. Neste contexto, antes da elaboração do plano de negócio foi necessária a realização de testes de produto, com ligeiras alterações do processo que permitissem a conservação do produto, a padronização de procedimentos e a uniformização do produto final. Foram também realizadas provas sensoriais para determinar se algum dos testes do produto era equiparável ao produto original. Ultrapassada esta fase, realizou-se uma prova de aceitação do produto no mercado, tendo esta obtido resultados positivos. É então elaborado o plano de negócios assente num modelo business to business. O projeto demonstra ter viabilidade apresentando um Valor Atual Líquido de 66.486€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 28,91% e um payback period de 3 anos.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this project is to study the economic and financial feasibility of transforming a traditional and artisanal business model into a scale model, without changing neither the sensorial characteristics of the product, nor the artisanal manufacturing process, also leading to a significant increase of the area and frequency of its availability. The preservation and promotion of regional and traditional products as a differentiating factor in the business and promotion of a region are taken into account and, therefore, it is foreseen the application for the recognition and certification of the product by the competent authorities. In this context, prior to the creation of the business plan, there was the need to carry out the product test, with slight changes of the process to would allow the conservation, the Standardization of procedures and uniformity of the final product. Sensory tests were also carried out to define whether any of the products tests was equivalent to the original product After this phase, a survey of acceptance of the product in the market was carried out obtaining positive results. Therefore, it is created the business plan based on a business to business model The project demonstrates its viability with a Net Present Value of 66 486€, an Internal Rate of Return of 28,91% and a payback period of 3 years.pt_PT
dc.identifier.tid202567265pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16613
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDoçaria tradicionalpt_PT
dc.subjectPlano de negóciospt_PT
dc.subjectScale-up da produçãopt_PT
dc.subjectAvaliação sensorialpt_PT
dc.subjectEstudo de mercadopt_PT
dc.subjectTraditional pastrypt_PT
dc.subjectBusiness planpt_PT
dc.subjectScale-up Productionpt_PT
dc.subjectSensory analysispt_PT
dc.subjectMarket studypt_PT
dc.titleA gastronomia como fator promocional de uma região: planeamento para a introdução de um novo produto gastronómico na doçaria portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3139
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketingpt_PT

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