Repository logo
 
Publication

Práticas de educação sexual em contexto escolar: factores preditores do envolvimento dos professores na promoção da educação sexual

dc.contributor.authorSerrão, Carla
dc.date.accessioned2015-06-25T08:47:36Z
dc.date.available2015-06-25T08:47:36Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractNão obstante a vasta legislação, a cobertura legal e as orientações ministeriais publicadas sobre Educação Sexual (E.S.), as escolas e os professores continuam a ter um envolvimento pouco activo na promoção da E.S.. Face a esta realidade, a finalidade desta investigação é construir um modelo do envolvimento dos professores em práticas de E.S., identificando os factores preditores, quer a nível contextual, quer pessoal do Envolvimento do Professor. Foram consideradas variáveis relativas ao macrossistema português da E.S., variáveis relativas aos microssistemas das escolas, bem como variáveis pessoais dos professores participantes. Ao nível dos professores para além de variáveis sócio-demográficas foram consideradas variáveis relativas à E.S., como a formação inicial e contínua neste domínio, a experiência prévia e a intenção de se envolver em práticas de E.S., a par com variáveis psicológicas como o conforto, a auto-eficácia, a importância e a eficácia de resultado atribuída à E.S.. Foram definidos como objectivos específicos deste estudo: 1) desenvolver um instrumento capaz de avaliar o envolvimento dos professores em E.S. – QUESME; 2) investigar as variáveis contextuais caracterizadoras das escolas participantes; 3) investigar as variáveis pessoais do professor associadas ao envolvimento em práticas de E.S.; 4) investigar a associação entre as variáveis contextuais e as variáveis pessoais do professor; 5) identificar os factores preditores do envolvimento dos professores em E.S.. Utilizou-se metodologia de cariz qualitativo e quantitativo. Participaram nesta investigação 13 escolas de ensino básico e secundário do Grande Porto e 343 professores. A análise das variáveis relativas aos microssistemas pôs em evidência a semelhança entre as escolas participantes, salientando-se, porém, as implicações das recentes medidas macrossistémicas na ampliação de práticas mais consistentes por parte destes microssistemas na promoção da E.S.. No que diz respeito à análise das variáveis relativas aos professores evidenciou-se que os professores sentem elevado conforto, têm crenças de auto-eficácia elevadas, valorizam a promoção da E.S., tendo expectativas positivas quanto ao seu impacto. Apesar disso, o envolvimento em actividades de E.S. é, na generalidade, ainda muito baixo. Adicionalmente, verificou-se que a formação inicial e contínua, a intenção, as realizações comportamentais/experiências vicariantes em acções de E.S., a auto-eficácia, o conforto e os conhecimentos sobre a legislação, se constituem como variáveis preditoras do envolvimento do professor em práticas de E.S.. Estes resultados são discutidos e são retiradas implicações em termos de estratégias macrossistémicas de concretização da E.S., nomeadamente ao nível da formação inicial contínua de professores; e de estratégias microssistémicas de incentivo e de apoio à concretização da E.S..por
dc.description.version.pt_PT
dc.identifier.tid101191693
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6347
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Portopor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectConfortopor
dc.subjectConhecimentospor
dc.titlePráticas de educação sexual em contexto escolar: factores preditores do envolvimento dos professores na promoção da educação sexualpor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage342por
oaire.citation.startPage1por
person.familyNameSerrão
person.givenNameCarla
person.identifier1132633
person.identifier.ciencia-id1518-2DCF-D8F1
person.identifier.orcid0000-0001-6001-1164
person.identifier.scopus-author-id16646995600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublicationde45e729-6175-404f-8be6-bf1be7191784
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryde45e729-6175-404f-8be6-bf1be7191784

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TD_CarlaSerrao_2009
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
TD_CarlaSerrao_2009
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: