Repository logo
 
Publication

Semana Aberta do Jazz´15: implementação de hábitos de audição de música jazz ao vivo

dc.contributor.advisorMarques, José Telmo Rodrigues
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorPeixinho, Catarina
dc.contributor.authorRodrigues, Fernando da Costa
dc.date.accessioned2016-12-12T12:26:29Z
dc.date.available2016-12-12T12:26:29Z
dc.date.issued2015-07-09
dc.descriptionRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música e integra a informação, acerca do estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo 2014/2015, no Conservatório de Música de Coimbra na disciplina de Instrumento – Piano Jazz do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz. Pretendeu-se para além de coligir toda a informação relevante, procurar elaborar em simultâneo um texto reflexivo sobre o estágio, e toda o processo ensino-aprendizagem envolvido. O relatório encontra-se dividido em três grande capítulos. No primeiro, pode encontrar-se toda a informação acerca da instituição de ensino onde foi realizado o estágio, nomeadamente, a sua história, a sua caracterização, a comunidade educativa, a oferta educativa, o projeto educativo, a informação acerca do curso profissional e as atividades escolares e artísticas desenvolvidas. O segundo capítulo, diz respeito à prática educativa. Aqui, pode encontrar-se a caracterização dos alunos, os relatórios das aulas lecionadas e observadas, uma breve análise do percurso individual dos alunos e, por último, a reflexão acerca da prática educativa supervisionada. No terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção denominado de Semana Aberta do Jazz´15: Implementação de Hábitos de Audição de Música Jazz ao Vivo. Este projeto tinha como principal objetivo a implementação de hábitos de audição de música ao vivo, nomeadamente, Música Jazz, tendo como objectivo o reforço da motivação para a aprendizagem musical, principalmente, dos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz. Os resultados obtidos revelaram que este tipo de iniciativas, para além, de se mostrarem fundamentais na motivação e no desenvolvimento musical dos alunos, são essenciais para fomentar o interesse na audição regular de música ao vivo. Destacou-se a assiduidade reduzida dos encarregados de educação nas atividades desenvolvidas pelos seus Educandos.pt_PT
dc.description.abstractThis report is focused on the Course of Supervised Teaching Practice Master in Music Teaching and integrates information about the work experience carried out throughout the school year 2014/2015 in the Music Conservatory of Coimbra, in the instrument subject - Piano Jazz, Course of Jazz Instrumentalist Professional. Its leading point was to join both relevant information, and simultaneously write a reflective text on the traineeship implied, as well as all the teaching-learning process involved. This same report is divided into three major parts. In the first, you can find all the information about the educational institution where the training was held, i.e. its history, characterization, the educational community, the educational offer, the educational project, the information about the professional course and school, along with artistic activities. The second part, concerns the educational practice. Here you can meet the characterization of the students, the reports of lectured and observed classes, a brief analysis of individual student´s schooling, and finally, the reflection on the supervised teaching practice. In the third chapter, the Intervention Project, called The Open Jazz'15 Week, is thenceforth here analysed. This project had, as its main objective, the implementation of live music listening habits, namely towards Jazz Music, with the aim of enhancing motivation for learning music, considering mainly the students from The Jazz Instrumentalist Professional Course. The results showed that this type of initiatives, besides proving to be fundamental in the students’ motivation and musical development, are likewise essential to foster interest in regular hearing live music. A fact to mention was the reduced attendance from parents in the activities developed by their children.pt_PT
dc.identifier.tid201337452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8749
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectPiano jazzpt_PT
dc.subjectCurso profissionalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectSemana Aberta do Jazz´15pt_PT
dc.subjectCoimbrapt_PT
dc.subjectEducational practice
dc.subjectProfessional course
dc.subjectMotivation
dc.subjectLearning
dc.subjectTeaching
dc.subjectOpen Week Jazz'15
dc.titleSemana Aberta do Jazz´15: implementação de hábitos de audição de música jazz ao vivopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_FernandoRodrigues_2015.pdf
Size:
35.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: