Repository logo
 
Publication

Porto: uma cidade com coração Real! Uma proposta de educação histórica e patrimonial para a infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva Veludo
dc.contributor.authorMarques, Renata Gisela Pereira Romano
dc.date.accessioned2020-03-05T15:05:50Z
dc.date.available2020-03-05T15:05:50Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractAs dinâmicas sociais, políticas e económicas catalisadoras de mudança, transformam as cidades e os lugares ao longo do tempo deixando marcas que podem ser descobertas a partir do património. Muitos desses elementos patrimoniais constituem-se como fontes de evidência histórica, contando, a partir de uma narrativa visual e simbólica, a história dos lugares e dando a conhecer os seus intervenientes. Descobrir este património é desvendar a cidade de outros tempos e de outras gentes, perpetuando a memória coletiva e fortalecendo a identidade e o sentido de pertença, contribuindo deste modo para a sua preservação e salvaguarda. Neste sentido, o presente projeto de mestrado aborda o Liberalismo do início do século XIX, na cidade do Porto, propondo um roteiro pedagógico para a infância onde o conhecimento da História Local é construído a partir da descoberta do património em presença na cidade. Pretende-se com este projeto, promover estratégias ativas de construção do conhecimento a partir de tarefas desafiadoras e significativas, levando as crianças a conhecer e a refletir sobre o papel da sociedade portuense, do início do século XIX, na implementação da Monarquia Constitucional e nas transformações políticas e sociais da época.pt_PT
dc.description.abstractThe catalyzing social, political and economic dynamics of change transform cities into places over time leaving marks that can be discovered from heritage. Many of these heritage elements constitute sources of historical evidence, telling, from a visual and symbolic narrative, the history of the places and making known their actors. To discover this heritage is to unveil the city from other times and other people, perpetuating the collective memory and strengthening the identity and sense of belonging, thus contributing to its preservation and safeguarding. In this sense, this master's project addresses the liberalism of the early nineteenth century in the city of Porto, proposing a pedagogical roadmap for childhood where knowledge of Local History is constituted from the discovery of the heritage present in the city. The aim of this project is to promote active knowledge-building strategies based on challenging and meaningful tasks, leading children to know and reflect on the role of early 19th century Porto society in the Implementation of the Constitutional Monarchy and the political and social transformations of the time.pt_PT
dc.identifier.tid202454118
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15571
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação históricapt_PT
dc.subjectEducação patrimonialpt_PT
dc.subjectPorto liberalpt_PT
dc.subjectRoteiro pedagógicopt_PT
dc.subjectD. Pedro IVpt_PT
dc.subjectHistorical educationpt_PT
dc.subjectHeritage educationpt_PT
dc.subjectPorto liberalpt_PT
dc.subjectPedagogical scriptpt_PT
dc.titlePorto: uma cidade com coração Real! Uma proposta de educação histórica e patrimonial para a infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Património, Artes e Turismo Culturalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RenataMarques_2019.pdf
Size:
10.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: