Repository logo
 
Publication

A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPaiva, Margarida Maria Ferreira Delgado de
dc.contributor.authorChaves, Edna Maria de Carvalho
dc.date.accessioned2018-10-01T10:28:05Z
dc.date.available2018-10-01T10:28:05Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta.pt_PT
dc.description.abstractThe research that will be presented entitled "Democratic management in a school in São Luís do Maranhão - a case study", seeks to analyze the practices of participation that can be considered as experiences of a democratic management in the mentioned school. The interest in the subject is a result of our involvement with school education as a teacher and mainly by the numerous meetings for discussions about democratic management and participation in the school focus of the research ln this sense, the research was developed from a bibliographical review on decentralization, management, and participation, in order to base an analysis on the democratic management of education and school. For the research we opted for the qualitative methodology, using as strategy a case study about the practice of management in a defined democratic school. The researchers participated in the survey in number of three, supervisors also in number of three and some teachers in number of ten. We used as data collection techniques the interview, the questionnaire and the documentary analysis of the Politicai Pedagogical Project (PPP), to proceed with data analysis and to reach conclusions about the proposed theme.pt_PT
dc.identifier.tid201978350
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12014
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDescentralizaçãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEducação Escolarpt_PT
dc.subjectDecentralizationpt_PT
dc.subjectDemocratic managementpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectSchoolingpt_PT
dc.subjectEducação Escolarpt_PT
dc.titleA Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_EdnaChaves_2018.pdf
Size:
3.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: