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Abstract(s)
O Enterprise Resource Planning (ERP) exemplifica uma abordagem
sistemática e integrada de apoio à gestão já muito disseminada, em que
procedimentos básicos e rotineiros de contabilidade passam a ser executados
de forma automática, sem requerer um especialista contabilista. O estudante de
contabilidade deve apurar o conhecimento e prática desta abordagem como
importante valia no mercado de trabalho, um caminho de formação contínua e
adaptada que o autonomize do mero cumprimento legal e burocrata das regras.
Pelo que o ERP foi sendo incluído nos planos curriculares dos cursos em
contabilidade. Este artigo, na linha introdutória do ERP no ensino da
contabilidade, reflete sobre o potencial papel do contabilista face aos inevitáveis
desenvolvimentos tecnológicos e seus efeitos no ensino. Aborda-se a questão
acerca de como evoluir num ensino que assuma as novas tecnologias na
valorização do contabilista, preparando-o para a execução de novas tarefas no
âmbito da gestão ou auditoria. Se a importância da contabilidade não é
questionável, o seu ensino tem que ser reformulado, adaptando os correntes
planos curriculares por forma a defender e valorizar a presença do contabilista
nas organizações
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Keywords
Contabilidade digital Digitação Portugal Enterprise resource planning
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Publisher
Thomson Reuters Proview