Repository logo
 
Publication

Quando relacionar (não) é opor: um projeto pioneiro para o Ensino da antonímia no 1.º ciclo do ensino básico em Portugal

dc.contributor.authorMorgado, Celda
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorCosta, José António
dc.contributor.authorAzevedo, João
dc.date.accessioned2020-08-06T16:00:14Z
dc.date.available2020-08-06T16:00:14Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste artigo, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), desenvolvido em parceria por duas escolas do Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Educação e a Escola de Média Arte e Design. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação Léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras. Investigamos o modo como o Léxico Mental é parcialmente responsável pelo processamento cognitivo do(s) Mundo(s) e das interações e relações entre os sujeitos e os objetos que o(s) habita(m). Propomos que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não instale nas crianças o pensamento dicotómico. A alternativa proposta por nós envolve, desde o 1.º ano do Ensino Básico (CEB), o ensino prioritário das relações semânticas múltiplas (em vez das de antonímia binária). Neste texto, apresentaremos e descreveremos uma proposta didática assente em três narrativas bimodais originais, onde são questionadas as possibilidades de organização lexical, colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica. Para evidenciar a densidade semântica desses pares foram elaborados exercícios de compreensão lexical com realidade aumentada, para serem utilizados como ferramentas pedagógicas inovadoras. As aplicações de realidade aumentada exigem, como mostraremos, uma leitura de várias possibilidades de organização dos pares lexicais existentes nas narrativas e a compreensão da densidade semântica através do visionamento de hipóteses diversificadas.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper, we will present one of the outcome of a research project called Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo [Language and citizenship: from lexical relationships to world knowledge], which has been financed by the Programa Gulbenkian 2016, in the area of Projetos de Investigação em Estudos Avançados em Língua e Cultura Portuguesas, from Calouste Gulbenkian Foundation. The research team gathers researchers from two schools of the Polytechnic of Porto, Escola Superior de Educação and Escola de Média Arte e Design. The aim of this project was to investigate the linguistic and pedagogical dimensions of semantic relations between words from a perspective of interaction, culture, and citizenship. We investigate how the Mental Lexicon is partially responsible for the cognitive processing of the World (s) and the interactions and relations between the subjects and the objects that inhabit them. We propose that the learning of semantic relations between words does not install dichotomous thinking in children. Our proposed alternative involves, since the first school level of Primary Teaching (CEB), the priority teaching of multiple semantic relations (instead of binary antonyms). In this paper, we will present and describe a didactic proposal based on three original bimodal narratives, where the possibilities of lexical organization are questioned, placing seemingly dichotomous pairs of words in contexts of occurrence that can admit semantic relations of gradation or even of synonymy, compromising the inevitability of antonymic organization / interpretation. To demonstrate the semantic density of these pairs, lexical comprehension exercises with augmented reality support were developed to be used as innovative pedagogical tools. The applications of augmented reality demand, as we will show, a reading of several possibilities of organization of the lexical pairs existing in the narratives and the understanding of the semantic density through the visualization of diversified hypotheses.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-85-7946-353-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16170
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSIMELP
dc.relation.publisherversionhttp://sites-mitte.com.br/anais/simelp/trabalhos.htmpt_PT
dc.subjectAntonímiapt_PT
dc.subjectNarrativas bimodais e narrativas multimédiapt_PT
dc.subjectRelações lexicais múltiplaspt_PT
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_PT
dc.subject1.º CEB em Portugalpt_PT
dc.subjectAntonymypt_PT
dc.subjectBimodal narratives and multimedia narrtivespt_PT
dc.subjectMultiple lexical relationspt_PT
dc.subjectPortuguese language teachingpt_PT
dc.subjectPortuguese primary school teachingpt_PT
dc.titleQuando relacionar (não) é opor: um projeto pioneiro para o Ensino da antonímia no 1.º ciclo do ensino básico em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePernambuco, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage4838pt_PT
oaire.citation.startPage4822pt_PT
oaire.citation.titleVII SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesapt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameAzevedo
person.givenNameAdriana
person.givenNameJoão
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
person.identifier.orcid0000-0003-0070-6954
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublicationec5f0c5f-7447-406d-86f8-6a973a6afbef
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_AdrianaBaptista_2019_2.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format