Publication
Eu, o outro e o mundo que nos rodeia: práticas educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
dc.contributor.author | Coelho, Ana Maria Martins | |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T12:23:55Z | |
dc.date.available | 2025-10-08T12:23:55Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório centra-se na experiência formativa desenvolvida no contexto da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nas valências da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Trata-se, portanto, de um documento que permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Este documento integra a fundamentação teórica, a reflexão e a descrição das práticas educativas implementadas, evidenciando os conhecimentos desenvolvidos ao longo do percurso académico. As práticas educativas seguiram a metodologia de investigação-ação, colocando-se em prática os processos de observação, planificação, reflexão e avaliação. Para além disto, as práticas foram orientadas segundo o paradigma socioconstrutivista, centrado no papel ativo da criança na construção do conhecimento, de modo a promoverem-se aprendizagens significativas. As atividades foram planificadas com base nos interesses e necessidades das crianças, em articulação com os documentos orientadores curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. Existiu a promoção de práticas para e com a comunidade educativa, no sentido de valorizar o papel e participação destes elementos, na inclusão de uma escola aberta a todos. Ao longo de toda a Prática Educativa Supervisionada houve uma reflexão constante no sentido da melhoria e construção da identidade profissional ética, comprometida com os princípios de uma educação de qualidade. Para além disto, o trabalho colaborativo entre a díade e a equipa pedagógica contribuiu para a organização e entreajuda, no sentido de criar propostas enriquecedoras, que permitam dar voz às crianças, tornando-as protagonistas do seu processo de aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | This report focuses on the formative experience developed within the context of Supervised Educational Practice, carried out in both Preschool Education and the1st Cycle of Basic Education. lt is, therefore, a document that enables professional qualification for a dual teaching profile. The report includes theoretical grounding, reflection, and a description of the educational practices implemented, highlighting the knowledge acquired throughout the academic journey. The educational practices followed the action-research methodology, involving processes of observation, planning, reflection, and evaluation. Furthermore, the practices were guided by the socio-constructivist paradigm, centered on the active role of the child in constructing knowledge, aiming to promote meaningful learning. Activities were planned based on the children's interests and needs, in alignment with the curricular guidelines for Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. Practices were promoted for and with the educational community, valuing their role and participation in fostering an inclusive school open to all. Throughout the Supervised Educational Practice, ongoing reflection focused on improvement and on building a professional identity that is ethical and committed to the principies of quality education. Additionally, collaborative work between the dyad and the teaching team contributed to organization and mutual support, fostering enriching proposals that give voice to children and make them protagonists of their own learning process. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30589 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Investigação-ação | |
dc.subject | Paradigma socioconstrutivista | |
dc.subject | Perfil duplo docente | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | |
dc.subject | Action-research | |
dc.subject | Dual teaching profile | |
dc.subject | Socioconstructivist paradigm | |
dc.subject | Supervised educational practice | |
dc.title | Eu, o outro e o mundo que nos rodeia: práticas educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |