Repository logo
 
Publication

Impacto da música em alunos do Ensino Básico com necessidades adicionais de suporte

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBessa, Rui
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Beatriz Soares
dc.date.accessioned2025-08-26T13:54:13Z
dc.date.available2025-08-26T13:54:13Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura do relatório está organizada em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, sendo cada uma delas desenvolvida em subcapítulos. O primeiro capítulo destaca a importância da observação no processo de formação docente, apresentando uma descrição das práticas pedagógicas observadas e dos conhecimentos adquiridos a partir destas experiências. O segundo capítulo contextualiza a escola onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. São descritas as principais características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Inclui-se ainda uma reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico realizado, considerando as variáveis que influenciam a prática educativa. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, intitulado “O Impacto da Música em Alunos do Ensino Básico com Necessidades Adicionais de Suporte”. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da música em alunos com Necessidades Adicionais de Suporte, bem como as estratégias utilizadas por professores de Educação Musical para promover a inclusão destes alunos. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso centrado num Clube de Música, seguindo uma abordagem qualitativa, que incluiu revisão de literatura, observações e entrevistas como métodos de recolha e análise de dados.por
dc.description.abstractThis internship report was developed within the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master’s Degree of Music Education at the Basic Education Higher School in the Polytechnic Institute of Porto. The structure of the report is organized in three main parts: the Observation of Musical Practice in the 2nd Cycle of Basic Education, the Supervised Teaching Practice and the Research Project, each of them being developed in subchapters. The first chapter highlights the importance of observation in the teacher training process, presenting a description of the observed pedagogical practices and the knowledge acquired from these experiences. The second chapter contextualizes the school where Supervised Teaching Practice took place. The main characteristics of the institution and assigned class are described, as well as the schedule of activities developed throughout the academic year. It also includes a critical reflection on the pedagogical work carried out, considering the variables that influence the educational practice. The third chapter is dedicated to the research project, entitled "The Impact of Music in Elementary School Students with Additional Support Needs". This project aims to analyze the impact of music on students with Additional Support Needs, as well as the strategies used by teachers of Musical Education to promote the inclusion of these students. For this, a case study was developed focused on a Music Club, following a qualitative approach that included literature review, observations and interviews as methods of data collection and analysis.eng
dc.identifier.tid203997662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30325
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectNecessidades adicionais de suporte
dc.subjectEducação musical
dc.subjectInclusão
dc.subjectClube de música
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectAdditional support needs
dc.subjectMusic education
dc.subjectInclusion
dc.subjectMusic club
dc.titleImpacto da música em alunos do Ensino Básico com necessidades adicionais de suportepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Beatriz Ribeiro_2025.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: