Repository logo
 
Publication

A Educação a distância sob a ótica da adesão e evasão escolar: Uma Survey investigativa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Sónia Múrias Mira
dc.contributor.authorMattos, André Luiz Baptista
dc.date.accessioned2018-01-17T14:31:25Z
dc.date.available2018-01-17T14:31:25Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA Evasão na Graduação Superior a Distância é um sério problema, base desta Dissertação de Mestrado, que investigou o perfil dos alunos e os fatores motivadores da Evasão. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, cujo instrumento utilizado foi um Questionário eletrônico no modelo Survey. Este instrumento foi composto por 28 perguntas e implementado através da Plataforma Virtual "Survio" com 58 alunos evadidos de uma IES que compuseram a amostra. A análise de dados obedeceu a uma metodologia mista (Quantitativo-Qualitativo), articulando-se os dados obtidos do Censo EaD BR 2016, do Censo da Educação Superior MEC/INEP 2014 e com os dados obtidos nos compêndios publicados por pesquisadores da área - como Almeida (2013), Toczek e Teixeira (2012), Toczek et al (2008), Fernandes et al (2010), Bruno-Faria e Franco (2011), Da Silva et al (2008), Santos et al (2008), Moran (2002; 2011), Moore & Kearsley (2013), dentre outros. Os resultados sinalizam que parece haver uma relação entre algumas características sociodemográficas dos alunos pesquisados e a evasão. A evasão pode ser decorrente de vários fatores e, na amostra pesquisada, foi possível observar que os motivos pessoais foram os mais prevalentes, o que pode ser positivo, visto que são passíveis de serem modificados com o passar do tempo. Conclui-se que o aluno virtual necessita ser previamente acolhido pela IES, na compreensão de suas características individuais, sendo preparado e ambientado ao modelo de ensino a distância afim de se alcançar o êxito na redução do grande índice de evasão que permeia a modalidade.pt_PT
dc.description.abstractThe evasion in superior distance graduation is a serious problem, base of this master’s dissertation which investigated the profile of the students and the motivating factors of their evasion. For this purpose it was developed an empirical research which the instrument used was an electronic questionnaire in the Survey model. This instrument was composed for 28 questions and implemented trough the Virtual Plataform “Survio” with 58 evaded students from a IES (SEI) who composed the sample. The analysis of data obeyed a mixed methodology (Quantitative-Qualitative) articulating the obtained data in Brazilian EaD Census 2016, MEC/INEP 2014 Superior Education Census and with the obtained data in the compendiums published by the researchers of the area – as Almeida (2013), Toczek e Teixeira (2012), Toczek et al (2008), Fernandes et al (2010), Bruno-Faria e Franco (2011), Da Silva et al (2008), Santos et al (2008), Moran (2002; 2011), Moore &Kearsley (2013), among others. The results signalize that seems to have a relation between some sociodemographiccharacteristics of the students searched and the evasion. The evasion can be arising from various factors and, in the searched sample, it was possible observe that the personal reasons were the more prevalent, what can be positive since it is susceptible to be modified in the passing of time. It is concluded that the virtual student needs to be previously hosted for IES (SEI), in the comprehension of their individual characteristics, being prepared and acquainted to the model of distance education in order to achieve the success in the reduction of the big rate of evasion that permeates the modality.pt_PT
dc.identifier.tid201834510
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10801
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectEvasãopt_PT
dc.subjectPerfil do alunopt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectEvasionpt_PT
dc.subjectStudent profilept_PT
dc.subjectCurricular managementpt_PT
dc.titleA Educação a distância sob a ótica da adesão e evasão escolar: Uma Survey investigativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AndréMattos_2017.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: