Publication
A Educação a distância sob a ótica da adesão e evasão escolar: Uma Survey investigativa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Sónia Múrias Mira | |
dc.contributor.author | Mattos, André Luiz Baptista | |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T14:31:25Z | |
dc.date.available | 2018-01-17T14:31:25Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | A Evasão na Graduação Superior a Distância é um sério problema, base desta Dissertação de Mestrado, que investigou o perfil dos alunos e os fatores motivadores da Evasão. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, cujo instrumento utilizado foi um Questionário eletrônico no modelo Survey. Este instrumento foi composto por 28 perguntas e implementado através da Plataforma Virtual "Survio" com 58 alunos evadidos de uma IES que compuseram a amostra. A análise de dados obedeceu a uma metodologia mista (Quantitativo-Qualitativo), articulando-se os dados obtidos do Censo EaD BR 2016, do Censo da Educação Superior MEC/INEP 2014 e com os dados obtidos nos compêndios publicados por pesquisadores da área - como Almeida (2013), Toczek e Teixeira (2012), Toczek et al (2008), Fernandes et al (2010), Bruno-Faria e Franco (2011), Da Silva et al (2008), Santos et al (2008), Moran (2002; 2011), Moore & Kearsley (2013), dentre outros. Os resultados sinalizam que parece haver uma relação entre algumas características sociodemográficas dos alunos pesquisados e a evasão. A evasão pode ser decorrente de vários fatores e, na amostra pesquisada, foi possível observar que os motivos pessoais foram os mais prevalentes, o que pode ser positivo, visto que são passíveis de serem modificados com o passar do tempo. Conclui-se que o aluno virtual necessita ser previamente acolhido pela IES, na compreensão de suas características individuais, sendo preparado e ambientado ao modelo de ensino a distância afim de se alcançar o êxito na redução do grande índice de evasão que permeia a modalidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | The evasion in superior distance graduation is a serious problem, base of this master’s dissertation which investigated the profile of the students and the motivating factors of their evasion. For this purpose it was developed an empirical research which the instrument used was an electronic questionnaire in the Survey model. This instrument was composed for 28 questions and implemented trough the Virtual Plataform “Survio” with 58 evaded students from a IES (SEI) who composed the sample. The analysis of data obeyed a mixed methodology (Quantitative-Qualitative) articulating the obtained data in Brazilian EaD Census 2016, MEC/INEP 2014 Superior Education Census and with the obtained data in the compendiums published by the researchers of the area – as Almeida (2013), Toczek e Teixeira (2012), Toczek et al (2008), Fernandes et al (2010), Bruno-Faria e Franco (2011), Da Silva et al (2008), Santos et al (2008), Moran (2002; 2011), Moore &Kearsley (2013), among others. The results signalize that seems to have a relation between some sociodemographiccharacteristics of the students searched and the evasion. The evasion can be arising from various factors and, in the searched sample, it was possible observe that the personal reasons were the more prevalent, what can be positive since it is susceptible to be modified in the passing of time. It is concluded that the virtual student needs to be previously hosted for IES (SEI), in the comprehension of their individual characteristics, being prepared and acquainted to the model of distance education in order to achieve the success in the reduction of the big rate of evasion that permeates the modality. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201834510 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10801 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Evasão | pt_PT |
dc.subject | Perfil do aluno | pt_PT |
dc.subject | Gestão curricular | pt_PT |
dc.subject | Distance education | pt_PT |
dc.subject | Evasion | pt_PT |
dc.subject | Student profile | pt_PT |
dc.subject | Curricular management | pt_PT |
dc.title | A Educação a distância sob a ótica da adesão e evasão escolar: Uma Survey investigativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativas | pt_PT |