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A instituição como projeto gráfico: o caso da Casa da Arquitectura

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSerapicos, Pedro
dc.contributor.advisorCoelho, Rita
dc.contributor.authorPereira, José Filipe de Oliveira
dc.date.accessioned2024-01-17T16:16:24Z
dc.date.available2024-01-17T16:16:24Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractO presente documento compreende a contextualização teórica, o registo de projeto e a apresentação de solução de uma nova identidade visual para a Casa da Arquitectura. Fundada em 2007, em Matosinhos, a instituição cultural é uma iniciativa com uma crescente afirmação, no panorama local, nacional e internacional, como Centro Português de Arquitectura. A operar, desde 2017 no complexo Real Vinícola, alberga espaços expositivos, arquivo, e áreas de produção e realização de eventos relacionados com a arquitetura e disciplinas satélite, paralelas e concorrentes. A colmatar e complementar instituições congéneres, as suas funções passam pelo acolhimento, tratamento, arquivo e disponibilização pública de vários tipos de acervos de arquitetos. Promove, ao mesmo tempo, a reflexão e produção de conteúdos relacionados com a disciplina, com a missão de estreitar a sua ligação com a sociedade através de um entendimento mais abrangente e participativo. A par do seu crescimento, as necessidades de comunicação da imagem e da atividade da Casa da Arquitectura, atingiram uma complexidade imposta, paralelamente, pela diversidade e multidisciplinaridade das suas atividades, pela estrutura orgânica e multifuncional que a orienta, e pelos diferentes formatos e meios, impressos e digitais, em que comunica. Em contato com a instituição, e identificadas fragilidades na identidade visual vigente, este projeto prático propõe uma nova, completa, transversal e fundamentada estruturação da forma de comunicar e da imagem gráfica criada para o fazer. A tarefa foi apoiada numa extensa bibliografia, de enquadramento e clarificação de terminologias relacionadas com a especificidade da identidade visual, aproximando-se posteriormente da disciplina da arquitetura e das suas relações com o design gráfico.pt_PT
dc.description.abstractThis document includes the theoretical contextualization, the project record, and the presentation of a solution for a new visual identity for Casa da Arquitectura. Founded in 2007 in Matosinhos, the cultural institution is an initiative with a growing reputation on the local, national, and international scene as the Portuguese Architecture Centre. Operating since 2017 in the Real Vinícola complex, it houses exhibition spaces, an archive, and areas for producing and organizing events related to the fields of architecture and satellite, parallel and competing disciplines. Fulfilling and complementing similar institutions, its functions include hosting, processing, archiving, and making available to the public various types of architects' collections. At the same time, it promotes reflection and the production of content related to the discipline, with the mission of strengthening the link between society and the discipline through a more comprehensive and participatory understanding. Alongside its growth, the communication needs of Casa da Arquitectura's image and activity have reached a complexity imposed in parallel by the diversity and multidisciplinary of its activities, the organic and multifunctional structure that guides it, and the different formats and media, printed and digital, in which it communicates. After liaising with the institution and identifying weaknesses in the current visual identity, this practical project proposes a new, complete, transversal, and wellfounded structuring of the way it communicates, and the graphic image created to do so. The task was supported by an extensive bibliography, framing, and clarifying terminology related to the specificity of visual identity, later approaching the discipline of architecture and its relationship with graphic design.pt_PT
dc.identifier.tid203468775pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24519
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectImagem corporativapt_PT
dc.subjectIdentidade visualpt_PT
dc.subjectIdentidade visual dinâmicapt_PT
dc.subjectEntidades culturaispt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectCasa da Arquiteturapt_PT
dc.subjectCorporate imagept_PT
dc.subjectVisual identitypt_PT
dc.subjectDynamic visual identitypt_PT
dc.subjectCultural organizationspt_PT
dc.subjectArchitecturept_PT
dc.titleA instituição como projeto gráfico: o caso da Casa da Arquitecturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Designpt_PT

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