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A Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular em Portugal: a Opinião de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Público e Privado

dc.contributor.authorVieira-Rodrigues, Margarida Maria de Moura
dc.contributor.authorSanches-Ferreira, Manuela
dc.date.accessioned2019-01-09T11:30:03Z
dc.date.available2019-01-09T11:30:03Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstracteste artigo particulariza dados de uma pesquisa e teve como objetivo descrever a opinião dos docentes acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais e conhecer os fatores que justificam essas opiniões, após seis anos da implementação de um decreto Português que teve o objetivo de promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Foram inquiridos 244 docentes de escolas públicas e privadas do Porto, através de um instrumento constituído por cinco vinhetas que descreviam diferentes funcionamentos de crianças. Os resultados indicaram que as crianças descritas com funcionamentos compatíveis com Perturbação de Espetro de Autismo e Paralisia Cerebral foram as menos aceitos, sendo as justificações aduzidas a falta de formação, a impossibilidade de despender o tempo de ensino necessário e a exigência dos outros alunos obterem bons resultados acadêmicos. A formação em Educação Especial apenas estava associada à maior aceitação de alunos com Paralisia Cerebral, e ser docente-educador versus professor do 1º ciclo influencia a aceitação de alunos com Perturbação de Espetro de Autismo, Paralisia Cerebral e Atraso Global de Desenvolvimento/Dificuldades de Aprendizagem. Os docentes do ensino privado evidenciaram maior aceitação dos alunos descritos do que os do público.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1413-65382317000100004pt_PT
dc.identifier.issn1980-5470
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12617
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382017000100037&script=sci_abstract&tlng=ptpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEnsino público/privadopt_PT
dc.titleA Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular em Portugal: a Opinião de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Público e Privadopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Educação Especialpt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameSanches-Ferreira
person.givenNameManuela
person.identifier.ciencia-id9119-8B76-B723
person.identifier.orcid0000-0002-4693-3928
person.identifier.scopus-author-id55555788000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a
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