Repository logo
 
Publication

O planejamento como práxis pedagógica: Um estudo de caso no município de Santa Luzia-Maranhão

datacite.subject.fosCiências Sociais:pt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorConceição, Lucileide Barbosa Oliveira da
dc.date.accessioned2017-02-01T14:47:14Z
dc.date.available2017-02-01T14:47:14Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractAnalisamos o planejamento escolar como método das práxis pedagógica numa escola de ensino fundamental no Município de Santa Luzia-Maranhão. Realizámos, pesquisa de campo com os profissionais da rede municipal de ensino, gestores e professores envolvidos no processo de construção do planejamento escolar para conhecer as diferentes concepções de planejamento, desde o Projeto Político-Pedagógico até o Planejamento de Aula. Para tanto, localizamos o planejamento no contexto da política educativa pós LDB nº. 9.394/96 por meio da análise das diretrizes emanadas da Secretaria de Educação Municipal. Apresentamos dados que possibilitam compreender como esse planejamento se desenvolve nas escolas, a partir dos relatos dos sujeitos entrevistados. Ao final, são apresentadas nossas conclusões a luz dos objetivos levantados. Os resultados deste estudo revelam que, no âmbito das políticas educacionais, predominam aquelas concepções de planejamento de caráter normativo e prescritivo. Evidenciamos o caráter funcional e operativo de participação que essas abordagens carregam nas práticas cotidianas das escolas da rede municipal, principalmente no que se refere à desarticulação entre planejamento e práxis pedagógica na escola de ensino fundamental.pt_PT
dc.description.abstractWe have reviewed the school planning as a method of pedagogical practice in elementary school in the municipality of Santa Luzia, Maranhão. We conducted field research with professionals in the municipal schools, managers and teachers involved in school planning construction process to meet the different conceptions of planning, from the Pedagogical Political Project to the Lesson Planning. Therefore, we located the planning in the context of post LDB 9394/96 neoliberal policies through the analysis of the guidelines issued by the Municipal Department of Education. We presented data that make it possible to understand how this planning is developed in schools, from the interviewees reports. At the end, we present our conclusions light of the raised objectives. The results of this study show that in the context of educational policies, predominate those conceptions of normative and prescriptive planning. We showed the functional and operative nature of participation that these approaches carry in daily practices of municipal schools, especially as regards the disconnection between planning and pedagogical practice in elementary schoolpt_PT
dc.identifier.tid201612224
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9484
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectSchool planningpt_PT
dc.subjectPedagogical praxispt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectElementary schoolpt_PT
dc.subjectPlanejamento escolarpt_PT
dc.subjectPraxis pedagógicapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEnsino fundamentalpt_PT
dc.titleO planejamento como práxis pedagógica: Um estudo de caso no município de Santa Luzia-Maranhãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em Educação: especialização em administração das organizações educativas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_LucileideConceição_2016.pdf
Size:
2.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: