Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorAlves, Catarina Cardoso Leal
dc.date.accessioned2016-05-25T14:59:50Z
dc.date.available2016-05-25T14:59:50Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, pretende evidenciar o percurso formativo da mestranda, refletindo as experiências e as competências desenvolvidas nos dois níveis educativos, tendo em vista a construção de um perfil duplo. Neste documento reflexivo espelha-se, portanto, o desenvolvimento de práticas sustentadas num quadro teórico e legal, construído ao longo do percurso formativo da mestranda, nas caraterísticas do contexto onde foram desenvolvidas as práticas nos dois níveis educativos e nos conhecimentos obtidos sobre a individualidade de cada criança, os seus interesses e necessidades. Finda-se este mesmo documento, com uma análise reflexiva de todo o percurso desenvolvido, focando-se as competências adquiridas, evidenciando-se, deste modo, a progressão da mestranda ao longo do mesmo. Durante as suas ações a mestranda perfilhou a metodologia de investigação-ação, espelhada ao longo deste relatório de estágio, desenvolvendo os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, de uma forma cíclica, articulando-os. Esta metodologia e os instrumentos e estratégias desenvolvidos com base na mesma permitiram à mestranda a melhoria das suas práticas, possibilitando-lhe um olhar crítico e reflexivo sobre as mesmas, bem como, sobre a educação na Educação Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, proporcionando, desta forma, o desenvolvimento de competências investigativas e reflexivas. Todo este percurso formativo possibilitou à mestranda o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais na construção de um perfil generalista, apresentando-se como as primeiras “pegadas” de uma aprendizagem ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThe actual professional qualifying report emerged on the ambit of the Supervised Curriculum Unity of Pedagogic Practices, belonging to the Pre- School and First Phase Teaching of the Primary School Master Degree studies plan. This way it intends to evidence the student formative course evolution reflection the experiences and abilities carried out on the two educational levels taking into account the construction of a double profile. Therefore this reflexive document evidences the development practices sustained on a legal and theoretical support constructed through the student formation path on the context characteristics where there were developed the practices on the two education levels and on the knowledge obtained about the individuality of each child, its interests and needs. This document finishes with a reflective analysis of all the development way through focusing the competences obtained, emphasizing this hay the student progression through this process. During her actions the adopted a methodology of investigation-action visible all the way through this teacher-in-training report, developing the process of observation, planning, action, assessment and reflection on a cyclic way articulating them. This methodology and the devices and strategies developed based on itself allowed the masters student on improving of its practices which gave her a critical and reflective look about themselves as well as about the education on the Pre-School and Primary School allowing this way the development of investigation and reflective skills. All this forming course gave the masters student the development of personal and professional competences on the construction of a generalist profile introducing itself as the first steps on a learning evolution life through.pt_PT
dc.identifier.tid201174685
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8258
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPerfil generalistapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEducationen
dc.subjectInvestigation-actionen
dc.subjectGeneralist profileen
dc.subjectProfessional upgradingen
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CatarinaAlves_2016.pdf
Size:
844.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: