Repository logo
 
Publication

Literacia da informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior

dc.contributor.authorBraga, Inês
dc.date.accessioned2018-01-25T09:55:07Z
dc.date.available2018-01-25T09:55:07Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta comunicação resulta de uma investigação de Doutoramento levada a cabo numa escola superior politécnica portuguesa sobre a formação para a Literacia da Informação (LI), sobre competências desenvolvidas nos estudantes e práticas de ensino adotadas, sendo que parte significativa destes dados não foi integrada na referida tese. O objetivo geral é averiguar se a formação superior contribui para o aumento dos níveis de LI dos estudantes do ensino superior politécnico, e alguns dos objetivos específicos são: analisar a perspetiva de estudantes e docentes sobre a LI, bem como as estratégias pedagógicas e a formação para LI. Uma revisão da literatura sobre LI, incidindo em referenciais de LI internacionais e estudos sobre o tema, nomeadamente boas práticas pedagógicas, suporta teoricamente este estudo. Quanto ao estudo empírico, recorre-se a metodologias qualitativas e quantitativas, dando-se relevo à perceção de docentes, coordenadores das oito licenciaturas e detentores de conhecimentos profundos sobre as mesmas, os quais testemunharão sobre o ensino- -aprendizagem da LI, sobre a presença, relações e impactos das TIC e dos média neste processo. Para além dos dados obtidos através da técnica de recolha de dados adotada – a entrevista semiestruturada ministrada aos coordenadores –, interpretar-se-ão e cruzar-se-ão esses dados com outras informações pertinentes, recolhidas junto de docentes e estudantes, através do inquérito por questionário. Através destas visões cruzadas, pretende-se fazer o diagnóstico de uma realidade tão importante, e ainda que a hipótese de que a formação recebida ao longo da licenciatura melhora as competências de LI se revele válida, a média da avaliação dos resultados de um teste de LI aplicado aos estudantes é negativa. Ora, perante resultados preocupantes, pretende-se perspetivar atuações futuras, potenciadoras de melhores resultados, através de boas práticas porque formar, com êxito, estudantes para a LI equivale a contribuir para que sejam cidadãos melhor in/formados, livres, responsáveis, críticos e participativos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBraga, M. I. P. (2017). Literacia da Informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 130-143). Braga: CECS.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10855
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCECSpt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.titleLiteracia da informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage143pt_PT
oaire.citation.startPage130pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congressopt_PT
person.familyNameBraga
person.givenNameInês
person.identifier.ciencia-id7C14-46ED-CD45
person.identifier.orcid0000-0001-5278-9363
person.identifier.scopus-author-id57743078800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_InesBraga_LMC.pdf
Size:
148.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: