Publication
Literacia da informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior
dc.contributor.author | Braga, Inês | |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T09:55:07Z | |
dc.date.available | 2018-01-25T09:55:07Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação resulta de uma investigação de Doutoramento levada a cabo numa escola superior politécnica portuguesa sobre a formação para a Literacia da Informação (LI), sobre competências desenvolvidas nos estudantes e práticas de ensino adotadas, sendo que parte significativa destes dados não foi integrada na referida tese. O objetivo geral é averiguar se a formação superior contribui para o aumento dos níveis de LI dos estudantes do ensino superior politécnico, e alguns dos objetivos específicos são: analisar a perspetiva de estudantes e docentes sobre a LI, bem como as estratégias pedagógicas e a formação para LI. Uma revisão da literatura sobre LI, incidindo em referenciais de LI internacionais e estudos sobre o tema, nomeadamente boas práticas pedagógicas, suporta teoricamente este estudo. Quanto ao estudo empírico, recorre-se a metodologias qualitativas e quantitativas, dando-se relevo à perceção de docentes, coordenadores das oito licenciaturas e detentores de conhecimentos profundos sobre as mesmas, os quais testemunharão sobre o ensino- -aprendizagem da LI, sobre a presença, relações e impactos das TIC e dos média neste processo. Para além dos dados obtidos através da técnica de recolha de dados adotada – a entrevista semiestruturada ministrada aos coordenadores –, interpretar-se-ão e cruzar-se-ão esses dados com outras informações pertinentes, recolhidas junto de docentes e estudantes, através do inquérito por questionário. Através destas visões cruzadas, pretende-se fazer o diagnóstico de uma realidade tão importante, e ainda que a hipótese de que a formação recebida ao longo da licenciatura melhora as competências de LI se revele válida, a média da avaliação dos resultados de um teste de LI aplicado aos estudantes é negativa. Ora, perante resultados preocupantes, pretende-se perspetivar atuações futuras, potenciadoras de melhores resultados, através de boas práticas porque formar, com êxito, estudantes para a LI equivale a contribuir para que sejam cidadãos melhor in/formados, livres, responsáveis, críticos e participativos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Braga, M. I. P. (2017). Literacia da Informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 130-143). Braga: CECS. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10855 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CECS | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.title | Literacia da informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 143 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 130 | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso | pt_PT |
person.familyName | Braga | |
person.givenName | Inês | |
person.identifier.ciencia-id | 7C14-46ED-CD45 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5278-9363 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57743078800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2 |