Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
148.75 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação resulta de uma investigação de Doutoramento levada a
cabo numa escola superior politécnica portuguesa sobre a formação para
a Literacia da Informação (LI), sobre competências desenvolvidas nos estudantes
e práticas de ensino adotadas, sendo que parte significativa destes
dados não foi integrada na referida tese. O objetivo geral é averiguar se a formação
superior contribui para o aumento dos níveis de LI dos estudantes do
ensino superior politécnico, e alguns dos objetivos específicos são: analisar
a perspetiva de estudantes e docentes sobre a LI, bem como as estratégias
pedagógicas e a formação para LI.
Uma revisão da literatura sobre LI, incidindo em referenciais de LI internacionais
e estudos sobre o tema, nomeadamente boas práticas pedagógicas,
suporta teoricamente este estudo. Quanto ao estudo empírico, recorre-se
a metodologias qualitativas e quantitativas, dando-se relevo à perceção de
docentes, coordenadores das oito licenciaturas e detentores de conhecimentos
profundos sobre as mesmas, os quais testemunharão sobre o ensino-
-aprendizagem da LI, sobre a presença, relações e impactos das TIC e dos
média neste processo. Para além dos dados obtidos através da técnica de
recolha de dados adotada – a entrevista semiestruturada ministrada aos
coordenadores –, interpretar-se-ão e cruzar-se-ão esses dados com outras
informações pertinentes, recolhidas junto de docentes e estudantes, através
do inquérito por questionário. Através destas visões cruzadas, pretende-se
fazer o diagnóstico de uma realidade tão importante, e ainda que a hipótese
de que a formação recebida ao longo da licenciatura melhora as competências
de LI se revele válida, a média da avaliação dos resultados de um teste
de LI aplicado aos estudantes é negativa.
Ora, perante resultados preocupantes, pretende-se perspetivar atuações futuras,
potenciadoras de melhores resultados, através de boas práticas porque
formar, com êxito, estudantes para a LI equivale a contribuir para que sejam
cidadãos melhor in/formados, livres, responsáveis, críticos e participativos.
Description
Keywords
Literacia da informação Competências Formação Ensino superior Estudantes
Citation
Braga, M. I. P. (2017). Literacia da Informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 130-143). Braga: CECS.