Publication
Direção de fotografia em Na Praia dos Pescadores: a captação da autenticidade no documentário etnográfico
dc.contributor.advisor | Martins, Filipe | |
dc.contributor.advisor | Negrão, Pedro | |
dc.contributor.author | Almeida, Rui Daniel Proença | |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T10:37:44Z | |
dc.date.available | 2025-09-05T10:37:44Z | |
dc.date.issued | 2025-07-28 | |
dc.description | Trabalho de projeto | |
dc.description.abstract | Este ensaio propõe uma reflexão sobre o realismo e o conceito de autenticidade aplicado a arte cinematográfica. Desde muito cedo na história do cinema, os filmes deixaram de ser meros registos mecânicos do mundano, tendo evoluído para novas formas narrativas que transcendem a intenção básica do dispositivo tecnológico, tal como foi originalmente concebido pelos irmãos Lumiere. Apesar do seu realismo primordial — ou ontológico —, o cinema rapidamente se transformou numa arte narrativa dedicada a criação de mundos de fantasia e ficções. Também no cinema documental — o qual, por definição, mantém um vínculo particularmente forte com o realismo —, se pode assinalar uma emancipação essencial em relação ao realismo primordial do cinema. De facto, o documentário também explora, a sua maneira, diferentes campos de criação. Servindo—nos de conceitos como contingência e autenticidade (F. Martins, 2023), passando pela análise de tendências históricas ou estilos cinematográficos, como o neorrealismo, iremos interrogar—nos neste ensaio sobre o sentimento de autenticidade que os filmes tantas vezes nos transmitem — um tipo de autenticidade que parece persistir até nas formas mais autorais e artísticas do cinema documental, ou mesmo na ficção. Naturalmente, a nossa reflexão tenderá a incidir em particular no cinema documental de estilo observacional e de abordagem etnográfica, de modo a servir como enquadramento teórico para a última parte do ensaio, a qual será dedicada a descrição do trabalho de direção de fotografia no filme Na Praia dos Pescadores, projeto prático de finalização deste mestrado. | por |
dc.description.abstract | This essay proposes a reflection on realism and the concept of authenticity applied to film. From very early on in cinema history, movies ceased to be mere mechanical records of the mundane and evolved into new narrative forms that transcend the basic intention of the technological device, as originally conceived by the Lumiere brothers. Despite its primordial — or ontological — realism, cinema quickly became a narrative art dedicated to the creation of worlds of fantasy and fiction. Documentary cinema — which, by definition, maintains a particularly strong tie to realism — also demonstrates a fundamental emancipation from cinema”s primordial realism. In fact, documentary film explores different creative approaches in its own way. Using concepts such as contingency and authenticity (P. Martins, 2023), and by analyzing historical movements or cinematographic styles such as neorealism, this essay seeks to explore the sense of authenticity that films so often convey — a type of authenticity that seems to persist even in the most authorial and artistic forms of documentary cinema, and even in fiction. Naturally, our reflection will tend to focus particularly on the observational style of documentary cinema, as well as its ethnographic approach, which will serve as a theoretical framework for the final section of the essay. This section will be dedicated to analyzing the cinematography of the film Na Praia dos Pescadores, the practical component of this masteris final project | eng |
dc.identifier.tid | 203997956 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30382 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Autenticidade | |
dc.subject | Real | |
dc.subject | Contingência | |
dc.subject | Observacional | |
dc.subject | Authenticity | |
dc.subject | Contingency | |
dc.subject | Observational | |
dc.title | Direção de fotografia em Na Praia dos Pescadores: a captação da autenticidade no documentário etnográfico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Cinema e Fotografia - Especialização em Cinema Documental e Experimental |