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Turnos irregulares no setor dos transportes rodoviários de mercadorias: impactos nos motoristas e estratégias de mitigação empresariais
| dc.contributor.advisor | Silva, Susana Sofia Pereira da | |
| dc.contributor.author | Sousa, Telma Daniela Ribeiro | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-07T08:25:02Z | |
| dc.date.available | 2025-10-07T08:25:02Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-29 | |
| dc.date.submitted | 2025-10-07 | |
| dc.description.abstract | Esta dissertação teve o intuito de analisar os impactos dos turnos irregulares no setor dos transportes rodoviários de mercadorias, com foco na satisfação e turnover dos motoristas. O objetivo foi identificar que estratégias são adotadas pelas empresas para reduzir os impactos negativos dos horários irregulares nos motoristas e de que forma vão ao encontro das necessidades destes profissionais. Para alcançar este propósito, foi aplicada uma metodologia mista, combinando entrevistas semiestruturadas a gestores de tráfego e inquéritos por questionário a motoristas, de modo a obter difrentes perspetivas sobre a problemática em estudo. Os resultados indicam que, embora sejam adotadas algumas medidas para minimizar os efeitos adversos dos horários irregulares, estas decorrem da iniciativa dos gestores de tráfego e não de estratégias organizacionais estruturadas. Ainda assim, as ações implementadas nem sempre correspondem às necessidades e expectativas dos motoristas. Adicionalmente, foram identificadas estratégias empresariais e pessoais que contribuem para a redução dos impactos negativos deste regime laboral. Este estudo pretendeu apresentar-se como uma ferramenta prática para os profissionais deste setor, nomeadamente para os gestores de recursos humanos, através da identificação de impactos e de estratégias ajustadas, que sirvam de base na tomada de decisão. | por |
| dc.description.abstract | This dissertation aimed to analyse the impacts of irregular shifts in the road freight transport sector, focusing on driver satisfaction and turnover. The objective was to identify the strategies adopted by companies to reduce the negative impacts of irregular schedules on drivers and how they meet the needs of these professionals. To achieve this purpose, a mixed methodology was applied, combining semi-structured interviews with traffic managers and questionnaire surveys with drivers, in order to obtain different perspectives on the issue under study. The results indicate that, although some measures are adopted to minimise the adverse effects of irregular working hours, these are the result of the initiative of traffic managers and not of structured organisational strategies. Even so, the actions implemented do not always correspond to the needs and expectations of drivers. In addition, business and personal strategies that contribute to reducing the negative impacts of this work regime were identified. This study aimed to serve as a practical tool for professionals in this sector, particularly human resource managers, by identifying impacts and appropriate strategies that can be used as a basis for decision-making. | eng |
| dc.identifier.tid | 204010993 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30576 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Turnos irregulares | |
| dc.subject | Transporte rodoviário de mercadorias | |
| dc.subject | Satisfação | |
| dc.subject | Turnover | |
| dc.subject | Irregular shifts | |
| dc.subject | Road freight transport | |
| dc.subject | Satisfaction | |
| dc.title | Turnos irregulares no setor dos transportes rodoviários de mercadorias: impactos nos motoristas e estratégias de mitigação empresariais | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos |
