Repository logo
 
Publication

Relatório de prática educativa supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorBaptista, Vânia Edite Vieira
dc.date.accessioned2018-07-30T11:49:18Z
dc.date.available2018-07-30T11:49:18Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar. Nele estão descritas e analisadas as ações mais relevantes para o meu processo de desenvolvimento profissional. O trabalho apresentado neste documento reflete atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios em contexto de creche e de educação pré-escolar. Foram valorizadas as atividades de cariz exploratório como sejam a exploração de um tapete sensorial, o jogo heurístico e as atividades de cariz experimental realizados no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Estas atividades foram consideradas fundamentais na medida em que foi privilegiado um ambiente de aprendizagem pela ação, pois as crianças adquirem mais competências quando agem sobre os objetos, quando os manipulam. A par com este trabalho foram desenvolvidas na creche atividades para trabalhar os medos das crianças, com o intuito de responder a uma necessidade emergente. Sendo algo natural em crianças pequenas, é importante que sejam abordados e desconstruídos para que as crianças se sintam mais confiantes, tornando-se mais autónomas. Todo o processo demonstrado ao longo do presente trabalho é fruto de uma profunda reflexão sobre as ações desenvolvidas, bem como das atividades implementadas com vista ao aprimoramento da minha atividade profissional no futuro.pt_PT
dc.description.abstractThis report came within the scope of the MSc in Pre-School Education. It describes the actions that I consider most relevant to my professional development process. The work presented in this document reflects activities developed in the context of the stages in the context of day care and pre-school. Exploratory activities such as the exploration of a sensorial carpet, the heuristic game and the experimental activities carried out within the framework of the Project Work Methodology were valued. These activities were considered fundamental in that an action learning environment was privileged because children acquire more skills when they act on objects when they manipulate them. Along with this work, a project was developed in the nursery about how to deal with children's fears, in order to respond to an emerging need in day care valency. Being natural in young children, it is important that they be addressed and deconstructed so that children feel more confident and more autonomous. The whole process demonstrated throughout the present work is the result of a deep reflection on the actions developed, as well as the activities implemented with a view to improving my professional activity in the future.pt_PT
dc.identifier.tid201976943
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11801
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectManipulaçãopt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectManipulationpt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectProject workpt_PT
dc.titleRelatório de prática educativa supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_VâniaBaptista_2018.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: