Repository logo
 
Publication

Em construção...

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Sara Aboim da
dc.contributor.authorRochete, Sara Batista
dc.date.accessioned2019-10-29T14:45:22Z
dc.date.available2019-10-29T14:45:22Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Para além de permitir a habilitação profissional para a docência nas referidas áreas, este relatório tem por objetivo espelhar a ação e reflexão da prática educativa do último ano, evidenciando os pressupostos legais e teóricos de suporte à ação. A metodologia de investigação-ação enquadrou todo o caminho percorrido pela mestranda ao longo deste ano. Foi um percurso orientado pela observação, planificação, ação e reflexão de modo a desenvolver uma prática educativa contextualizada e significativa. Todos os passos percorridos e a cooperação entre os intervenientes no processo foram elementos-chave no crescimento pessoal e profissional da mestranda. Permitiram igualmente a adoção de uma atitude mais reflexiva e crítica relativamente às suas próprias aprendizagens, o que se acredita estar intimamente ligada à função do professor. O presente relatório de estágio apresenta, em primeiro lugar, o enquadramento teórico e legal relativo à profissionalidade docente no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2º CEB, seguido de uma caracterização do contexto educativo da PES e das respetivas reflexões da ação. Apresenta ainda o projeto de investigação desenvolvido numa turma de 5º ano que tem como foco de estudo a abordagem educativa Flipped Classroom na área das Ciências Naturais. O relatório termina com as considerações finais tecidas pela mestranda sobre a PES.pt_PT
dc.description.abstractThis final report was written within the course unit Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. Apart from its goal to obtain the qualification for teaching the subjects above, the purpose of the present report is also to show the overall reflection of this year’s internship, within the legal and theoretical frames and requirements. The action research methodology framed the path undertaken by the teacher trainee throughout the year. In order to make the educational training contextualized and relevant, the assumed path involved observation, planning, action and reflection. Every step taken and the participants in the process were key-elements in the trainee’s personal and professional growth. Furthermore, they allowed the trainee to consider her own training with a more reflective attitude and critical viewpoint, qualities believed to be inner in what concerns teachers. To start with this report intends to analyse the theoretical and legal framework that sustains teacher’s professionalization of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, followed by the characterization of the PES educational context and corresponding reflections. This report also presents an investigation on the educational approach, Flipped Classroom, carried out in a 5th grade Science class. Finally, it addresses the trainee’s closing PES remarks.pt_PT
dc.identifier.tid202310493
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14759
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectFlipped Classroompt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practice (PES)pt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.titleEm construção...pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SaraRochete_2019.pdf
Size:
67.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: