Publication
Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal
| dc.contributor.author | Peixoto, Carla | |
| dc.contributor.author | Barros, Sílvia | |
| dc.contributor.author | Coelho, Vera | |
| dc.contributor.author | Cadima, Joana | |
| dc.contributor.author | Pinto, Ana Isabel | |
| dc.contributor.author | Pessanha, Manuela | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-16T11:30:10Z | |
| dc.date.available | 2019-04-16T11:30:10Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | O presente estudo analisa a relação entre a implementação de práticas de transição do contexto familiar para a creche e o bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro de mês de frequência neste contexto extrafamiliar. Foram recolhidos dados, antes e após a entrada do bebê na creche, junto das mães e das educadoras de 90 bebês.Os resultados indicaram que o número de práticas de transição reportadas pelas educadoras se revela positivamente associado ao bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro mês de frequência da creche. Estes resultados recomendam a implementação de um conjunto diversificado de práticas de transição, antes e após a entrada na creche, no sentido de facilitar a adaptação dos bebês ao novo contexto desenvolvimental. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.1590/2175-35392017021311168 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/13594 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | Creche | pt_PT |
| dc.subject | Bebés | pt_PT |
| dc.subject | Bem-estar da criança | pt_PT |
| dc.subject | Child day care | pt_PT |
| dc.subject | Infants | pt_PT |
| dc.subject | Child welfare | pt_PT |
| dc.title | Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 436 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 427 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Psicologia Escolar e Educacional | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 21 | pt_PT |
| person.familyName | Peixoto | |
| person.familyName | Barros | |
| person.familyName | Coelho | |
| person.familyName | Cadima | |
| person.familyName | Pinto | |
| person.familyName | Pessanha | |
| person.givenName | Carla | |
| person.givenName | Sílvia | |
| person.givenName | Vera | |
| person.givenName | Joana | |
| person.givenName | Ana Isabel | |
| person.givenName | Manuela | |
| person.identifier | 452872 | |
| person.identifier | 422082 | |
| person.identifier.ciencia-id | 8E18-6648-BFCE | |
| person.identifier.ciencia-id | 8C1B-B5E2-D59B | |
| person.identifier.ciencia-id | 9413-AAD8-EF23 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-7172-3324 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1782-8897 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3741-0885 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8814-8899 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7730-190X | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-6446-0845 | |
| person.identifier.rid | M-1433-2017 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36544884400 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57117540900 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 35301855200 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | c2c2b1e0-1db4-49ca-80d2-a58229d8ad76 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 4bb7c9e1-268c-45f1-9703-4ab49ce4fa81 | |
| relation.isAuthorOfPublication | d4b6db63-fb55-4c39-81f6-aa788ac621a6 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 2bd481c2-600b-48c1-a8a6-a041ed6ae923 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 95b87a8b-d3ae-4c41-a580-aa3b709ecd16 | |
| relation.isAuthorOfPublication | cd45d9a1-2c08-4bdc-9807-0037491e240f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 95b87a8b-d3ae-4c41-a580-aa3b709ecd16 |
