Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorOliveira, Marta Filipa da Silva
dc.date.accessioned2016-11-08T12:11:55Z
dc.date.available2016-11-08T12:11:55Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo primordial apresentar o processo formativo da mestranda e refletir de forma crítica sobre o seu desenvolvimento profissional decorrente do estágio profissionalizante realizado nos contextos educativos visados pelo Mestrado. O relatório espelha assim, a mobilização de um quadro teórico concetual e legal que fundamentou a prática pedagógica em ambos os níveis educativos, bem como o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais essenciais para a construção do seu perfil profissional. Neste sentido, e de modo a atuar com intencionalidade educativa, constituiu-se como imprescindível mobilizar características inerentes aos dois princípios basilares que sustentaram a ação da formanda: a metodologia de investigação-ação e o paradigma socio construtivista. Como tal, atendendo que a criança é o ator principal da sua educação, afigurou-se como crucial a participação num processo reflexivo colaborativo que fomentasse o desenvolvimento de uma atitude investigativa, crítica e reflexiva, por parte da estudante que possibilitasse não só a transformação e a melhoria das suas práticas, mas também que visasse o desenvolvimento integral da criança. Porquanto, a realização do Relatório de Estágio constituiu um instrumento e documento essencial à formação da mestranda, uma vez que permitiu uma análise crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida e sobre os desafios emergentes, contribuindo fortemente para a construção da sua identidade profissional docente.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report has been written as a partial requirement for the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. Its main purpose is to present the training process of the graduate and to reflect critically on her professional development resulting from the work experience carried out in the educational contexts devised by the Master’s Degree. It also aims to present the conceptual and legal theoretical framework behind the pedagogical practice in both educational levels as well as the development of professional and personal skills essential for building the graduate’s professional profile. To this purpose and according to educational objectives, it was established as essential to adopt the inherent characteristics of the two fundamental principles that have sustained the work of the graduate: the action-research methodology and the paradigm of social constructivism. As such, and given that the child is the main actor of his own education, it appeared as crucial to undergo a collaborative and reflective process that would foster the development of an investigative, critical and reflective attitude by the graduate that would allow not only the transformation and improvement of her own skills and practice, but also the integral development of the child. The present report is therefore considered an essential document to the formation of the graduate, since it allowed a critical and reflective analysis of the pedagogical practice developed as well as of the emerging challenges, having contributed profoundly to the construction of the graduate’s teaching professional identity.pt_PT
dc.identifier.tid201275724
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8631
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectMetodologia de Investigação-Açãopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativa e construtivapt_PT
dc.subjectTeaching Practicept_PT
dc.subjectProfessional Developmentpt_PT
dc.subjectResearch – Action Methodologypt_PT
dc.subjectMeaningful and Constructive Learningpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Marta Oliveira_2016.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: