Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorMadeiro, Marta Catarina Preto
dc.date.accessioned2016-12-21T15:25:48Z
dc.date.available2016-12-21T15:25:48Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional surge como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o percurso formativo da mestranda ao longo da prática pedagógica supervisionada, desenvolvida nos dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante a formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação, que lhe permitiram o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada na metodologia de investigação-ação a formanda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. A prática desenvolvida teve sempre presente a interação entre o quadro teórico mobilizado e a reflexão sobre a prática, o que possibilitou a criação de um quadro teórico único, com visão e pensamento próprio, possibilitando a melhoria e transformação da prática educativa, através de ações adequadas aos contextos. Com efeito, a mestranda encarou a criança como um interveniente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de saberes, de acordo com uma perspetiva socio construtivista. Analisando o perfil duplo da formanda importa realçar a importância da implementação de práticas refletidas e adequadas, onde obstáculos e desafios da prática constituíram-se um estímulo para a melhoria da sua ação, articulando, assim, saberes de ambas as valências educativas.pt_PT
dc.description.abstractThe present professional qualification report is a requisite in order to obtain the Master´s Degree in Pre-School and 1st Cycle Basic Education. This report contemplates the course of the student´s supervised pedagogic practice, developed in two stages: Pre-School Education and 1st Cycle Basic Education. During the initial training the student acquired scientific, pedagogic and didactic knowledge, as well as researching skills that allowed her to develop supported pedagogic practices. By adopting a critical, reflexive and querying attitude, based on the action research methodology, the trainee developed the praxis in a cyclic and articulated manner. Through adapting the actions to the two different stages, the developed practice focused always on the interaction between the mobilised theoretical framework, and on reflecting on the practice itself, therefore fostering a unique framework, with vision and independent thinking, that contributed to the transformation and improvement of the educational practice. In fact, based on a socio-constructivist perspective, the trainee considered the child to be an active partaker in the learning and knowledge building processes. Taking into account the double-edged profile of the trainee, it is important to highlight the importance of implementing adequate and considered practices, where the challenges and barriers comprised a stimulus for the improvement of its action, linking knowledges from both educational competences.pt_PT
dc.identifier.tid201614030
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8945
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectSocio construtivismopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectSocio-constructivismpt_PT
dc.subjectResearch actionpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectDouble-edged profilept_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MartaMadeiro_2016.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: