Repository logo
 
Publication

O comportamento do consumidor face aos animais de estimação: expectativa dos serviços prestados

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Mafalda
dc.contributor.authorGomes, Daniel Filipe Cruz Pereira
dc.date.accessioned2019-03-16T12:03:08Z
dc.date.available2019-03-16T12:03:08Z
dc.date.issued2018-07-27
dc.description.abstractNos dias de hoje, verifica-se um grande e crescente interesse no que diz respeito aos animais de estimação e seu bem-estar. Os animais estão cada vez mais a serem tratados como membros da família e muitas vezes, até como filhos. O objetivo desta investigação é perceber como os donos vêm os seus animais (como um animal ou como um membro da família) e qual a relação existente entre ambos. De seguida, analisar a qualidade percebida dos serviços veterinários por parte dos donos de animais de estimação. E por último, analisar se a relação dono-animal se relaciona positivamente com a qualidade percebida dos serviços médico-veterinários. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa, tendo sido verificado que existem diferenças nos 3 fatores que determinam a relação dono-animal em função da caracterização dos donos, sendo que o fator com maior relevância na relação dono-animal é o fator vínculo. Verificou-se ainda, que os donos de animais de estimação percecionam de maneira distinta as diferentes dimensões da qualidade dos serviços. Por último, verificou-se que os fatores da relação dono-animal se relacionam positivamente com o nível de qualidade percebida nas cinco dimensões da qualidade dos serviços médico-veterinários. Pretende-se com este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre a relação entre os donos e os seus animais, e analisar como estes donos percecionam os serviços veterinários em Portugal, fornecendo assim, dados importantes para que as empresas e entidades ligadas a este setor possam posicionar e/ou reestruturar a sua oferta, assim como a forma como comunicam e realizam os seus serviços. Todos os pormenores contam, principalmente com esta “nova” geração de donos, cada vez mais atenta, informada e exigente.pt_PT
dc.description.abstractNos dias de hoje, verifica-se um grande e crescente interesse no que diz respeito aos animais de estimação e seu bem-estar. Os animais estão cada vez mais a serem tratados como membros da família e muitas vezes, até como filhos. O objetivo desta investigação é perceber como os donos vêm os seus animais (como um animal ou como um membro da família) e qual a relação existente entre ambos. De seguida, analisar a qualidade percebida dos serviços veterinários por parte dos donos de animais de estimação. E por último, analisar se a relação dono-animal se relaciona positivamente com a qualidade percebida dos serviços médico-veterinários. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa, tendo sido verificado que existem diferenças nos 3 fatores que determinam a relação dono-animal em função da caracterização dos donos, sendo que o fator com maior relevância na relação dono-animal é o fator vínculo. Verificou-se ainda, que os donos de animais de estimação percecionam de maneira distinta as diferentes dimensões da qualidade dos serviços. Por último, verificou-se que os fatores da relação dono-animal se relacionam positivamente com o nível de qualidade percebida nas cinco dimensões da qualidade dos serviços médico-veterinários. Pretende-se com este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre a relação entre os donos e os seus animais, e analisar como estes donos percecionam os serviços veterinários em Portugal, fornecendo assim, dados importantes para que as empresas e entidades ligadas a este setor possam posicionar e/ou reestruturar a sua oferta, assim como a forma como comunicam e realizam os seus serviços. Todos os pormenores contam, principalmente com esta “nova” geração de donos, cada vez mais atenta, informada e exigente.pt_PT
dc.identifier.tid202192610pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13004
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectEelação dono-animalpt_PT
dc.subjectAnimais de estimaçãopt_PT
dc.subjectQualidade dos serviços médico-veterináriospt_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectQuality of veterinary servicespt_PT
dc.subjectOwner-animal relationshippt_PT
dc.subjectPetspt_PT
dc.titleO comportamento do consumidor face aos animais de estimação: expectativa dos serviços prestadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Daniel_Gomes_MGO_GestaodeEmpresas.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: