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O comportamento do consumidor face aos animais de estimação: expectativa dos serviços prestados

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Abstract(s)

Nos dias de hoje, verifica-se um grande e crescente interesse no que diz respeito aos animais de estimação e seu bem-estar. Os animais estão cada vez mais a serem tratados como membros da família e muitas vezes, até como filhos. O objetivo desta investigação é perceber como os donos vêm os seus animais (como um animal ou como um membro da família) e qual a relação existente entre ambos. De seguida, analisar a qualidade percebida dos serviços veterinários por parte dos donos de animais de estimação. E por último, analisar se a relação dono-animal se relaciona positivamente com a qualidade percebida dos serviços médico-veterinários. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa, tendo sido verificado que existem diferenças nos 3 fatores que determinam a relação dono-animal em função da caracterização dos donos, sendo que o fator com maior relevância na relação dono-animal é o fator vínculo. Verificou-se ainda, que os donos de animais de estimação percecionam de maneira distinta as diferentes dimensões da qualidade dos serviços. Por último, verificou-se que os fatores da relação dono-animal se relacionam positivamente com o nível de qualidade percebida nas cinco dimensões da qualidade dos serviços médico-veterinários. Pretende-se com este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre a relação entre os donos e os seus animais, e analisar como estes donos percecionam os serviços veterinários em Portugal, fornecendo assim, dados importantes para que as empresas e entidades ligadas a este setor possam posicionar e/ou reestruturar a sua oferta, assim como a forma como comunicam e realizam os seus serviços. Todos os pormenores contam, principalmente com esta “nova” geração de donos, cada vez mais atenta, informada e exigente.
Nos dias de hoje, verifica-se um grande e crescente interesse no que diz respeito aos animais de estimação e seu bem-estar. Os animais estão cada vez mais a serem tratados como membros da família e muitas vezes, até como filhos. O objetivo desta investigação é perceber como os donos vêm os seus animais (como um animal ou como um membro da família) e qual a relação existente entre ambos. De seguida, analisar a qualidade percebida dos serviços veterinários por parte dos donos de animais de estimação. E por último, analisar se a relação dono-animal se relaciona positivamente com a qualidade percebida dos serviços médico-veterinários. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa, tendo sido verificado que existem diferenças nos 3 fatores que determinam a relação dono-animal em função da caracterização dos donos, sendo que o fator com maior relevância na relação dono-animal é o fator vínculo. Verificou-se ainda, que os donos de animais de estimação percecionam de maneira distinta as diferentes dimensões da qualidade dos serviços. Por último, verificou-se que os fatores da relação dono-animal se relacionam positivamente com o nível de qualidade percebida nas cinco dimensões da qualidade dos serviços médico-veterinários. Pretende-se com este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre a relação entre os donos e os seus animais, e analisar como estes donos percecionam os serviços veterinários em Portugal, fornecendo assim, dados importantes para que as empresas e entidades ligadas a este setor possam posicionar e/ou reestruturar a sua oferta, assim como a forma como comunicam e realizam os seus serviços. Todos os pormenores contam, principalmente com esta “nova” geração de donos, cada vez mais atenta, informada e exigente.

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Comportamento do consumidor Eelação dono-animal Animais de estimação Qualidade dos serviços médico-veterinários Consumer behavior Quality of veterinary services Owner-animal relationship Pets

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