Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_SandraPinto_2017.pdf1.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório tem como objetivo narrar e refletir os acontecimentos e aprendizagens da formanda nos estágios em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar. Estes surgem no domínio da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os estágios têm como propósito observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares estudadas ao longo da licenciatura, bem como compará-los com a prática pedagógica propriamente dita. Considerou-se importante e fundamental, durante os estágios, recorrer a instrumentos de observação e de registos, uma vez que permite ao(á) educador(a) compreender os interesses e necessidades de cada criança e do grupo. Procurou-se refletir sobre, na e para a ação de forma a conhecer e desenvolver a prática. A mestranda aprendeu o que seria possível fazer e o que não poderia fazer ao longo do seu processo de formação. E cada dia que passava, na Prática Educativa Supervisionada, a mestranda consolidava conceitos, relacionados com as crianças, com os adultos, com os contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, com a comunidade e com as interações entre todos. Finaliza-se fazendo-se referência a Marxwell Maltz, que afirma que “a vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.
The present report’s objective is to narrate and reflect about the events and learnings of the Master student in the internship in the context of Day Care and Preschool Education. These emerge in the domain of the Curricular Unit (CU) of Supervisioned Educational Practice (SEP), which is part of the Master’s Degree in Preschool Education. Its purpose is to observe and apply the knowledge acquired in the curricular units studied throughout the graduation, as well as comparing them to the pedagogic practice itself. It was considered important and fundamental to resort to observation and registry instruments, not only of the process in the class, but also, of the educational environment, since it allows the educator to comprehend the interests and necessities of each child and group. The Master student learned what was possible to do and what wasn’t. Each day that passed, in the supervisioned education practice, took her to the consolidation of concepts, related with children, with adults, with the contexts of Day Care and Preschool Education, with the community and the interactions between all of them. It’s finalized by making reference to Marxwell Maltz, who states that “life is full of challenges that, if harnessed in a creative way, are transformed in opportunities”.

Description

Keywords

Crianças Educador(a) Educação de infância Prática educativa supervisionada Child Educator Childhood Education Supervisioned educational practice

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License