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Infra-estruturas de Apoio ao Ensino Laboratorial: Casos de Aplicação em Engenharia Electrotécnica

dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.date.accessioned2022-03-22T16:40:50Z
dc.date.available2022-03-22T16:40:50Z
dc.date.issued2010-01
dc.description.abstractO perfil dos alunos que ingressam no Ensino Superior, em particular no ISEP, tem vindo a mudar ao longo dos últimos anos. Desde alunos sem qualquer tipo de formação nas componentes práticas tecnológicas, a alunos com vida profissional activa em empresas na área da engenharia, é possível encontrar variados exemplos. Esta situação é peculiarmente visível no Curso de Engenharia Electrotécnica e Computadores, que funciona em regimes diurno e pós-laboral, e no qual o autor tem desenvolvido a sua actividade docente ao longo dos últimos dezasseis anos. A heterogeneidade do tipo de aluno que ingressa em engenharia e o aumento da sua autonomia, fruto da redução do número de horas de contacto semanais, introduzida pelo processo de Bolonha, em conjunto com outros factores, tem levado a uma crescente preocupação com a aquisição comprovada de competências experimentais, que garantam um reconhecido bom exercício da prática da engenharia pelos diplomados do ISEP. É neste contexto que assume especial importância a frequência e a preparação antecipada das aulas práticas laboratoriais. Esta situação ideal enfrenta porém vários obstáculos: (i) os alunos raramente têm tempo para acabar os trabalhos laboratoriais no decorrer das aulas desta natureza; (ii) os alunos do regime pós-laboral frequentemente faltam ou chegam atrasados às aulas práticas laboratoriais (e, paradoxalmente, também os do regime diurno); e, (iii) é comum os alunos falharem partes do guião laboratorial ou efectuarem medições erradas, situação que só posteriormente reconhecem, aquando da elaboração do relatório, sendo nessa altura tarde demais para as realizarem ou repetirem. Desta realidade emerge a vantagem evidente dos alunos disporem de uma infra-estrutura de apoio ao ensino laboratorial, acessível de qualquer lugar e em qualquer momento, que lhes permita a aquisição e o treino de competências experimentais, em harmonia com as suas capacidades, ritmos e estilos de vida, respeitando em simultâneo o requisito fundamental da garantia da qualidade de formação oferecida na área das engenharias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGustavo R. Alves, Infra-estruturas de Apoio ao Ensino Laboratorial: Casos de Aplicação em Engenharia Electrotécnica. Texto completo da lição, referente ao concurso para uma vaga de professor-coordenador de Ciências Básicas de Electrotecnia. Janeiro 2010. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.27607.96162pt_PT
dc.identifier.doi10.13140/RG.2.2.27607.96162pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20288
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectEducação em engenhariapt_PT
dc.subjectEngenharia eletrotécnicapt_PT
dc.titleInfra-estruturas de Apoio ao Ensino Laboratorial: Casos de Aplicação em Engenharia Electrotécnicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISEP, Porto, Portugalpt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
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