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- Spatial epidemiology: New approaches to old questionsPublication . Pina, Maria de Fátima de; Alves, Sandra; Ribeiro, Ana Isabel Correia; Olhero, Andreia CastroSpatial Epidemiology is used to describe, quantify and explain the geographical variations of diseases, to evaluate the association between the incidence of diseases and potential risk factors and to identify spatial clusters of diseases. This article goes through the main aspects of spatial epidemiology, starting with an explanation of the importance of mapping health data, an historical perspective of the development of the discipline, a description of spatial data types, some methods of spatial statistics, and the importance of Geographical Information Systems (GIS) in the analysis of spatially-referenced data. Some applications of GIS regarding oral health are presented.
- Infra-estruturas de Apoio ao Ensino Laboratorial: Casos de Aplicação em Engenharia ElectrotécnicaPublication . Alves, Gustavo R.O perfil dos alunos que ingressam no Ensino Superior, em particular no ISEP, tem vindo a mudar ao longo dos últimos anos. Desde alunos sem qualquer tipo de formação nas componentes práticas tecnológicas, a alunos com vida profissional activa em empresas na área da engenharia, é possível encontrar variados exemplos. Esta situação é peculiarmente visível no Curso de Engenharia Electrotécnica e Computadores, que funciona em regimes diurno e pós-laboral, e no qual o autor tem desenvolvido a sua actividade docente ao longo dos últimos dezasseis anos. A heterogeneidade do tipo de aluno que ingressa em engenharia e o aumento da sua autonomia, fruto da redução do número de horas de contacto semanais, introduzida pelo processo de Bolonha, em conjunto com outros factores, tem levado a uma crescente preocupação com a aquisição comprovada de competências experimentais, que garantam um reconhecido bom exercício da prática da engenharia pelos diplomados do ISEP. É neste contexto que assume especial importância a frequência e a preparação antecipada das aulas práticas laboratoriais. Esta situação ideal enfrenta porém vários obstáculos: (i) os alunos raramente têm tempo para acabar os trabalhos laboratoriais no decorrer das aulas desta natureza; (ii) os alunos do regime pós-laboral frequentemente faltam ou chegam atrasados às aulas práticas laboratoriais (e, paradoxalmente, também os do regime diurno); e, (iii) é comum os alunos falharem partes do guião laboratorial ou efectuarem medições erradas, situação que só posteriormente reconhecem, aquando da elaboração do relatório, sendo nessa altura tarde demais para as realizarem ou repetirem. Desta realidade emerge a vantagem evidente dos alunos disporem de uma infra-estrutura de apoio ao ensino laboratorial, acessível de qualquer lugar e em qualquer momento, que lhes permita a aquisição e o treino de competências experimentais, em harmonia com as suas capacidades, ritmos e estilos de vida, respeitando em simultâneo o requisito fundamental da garantia da qualidade de formação oferecida na área das engenharias.
- The use of statistics in real and simulated investigations performed by undergraduate health sciences' studentsPublication . Pimenta, Rui; Nascimento, Ana Paula; Vieira, Margarida; Costa, ElísioIn previous works, we evaluated the statistical reasoning ability acquired by health sciences’ students carrying out their final undergraduate project. We found that these students achieved a good level of statistical literacy and reasoning in descriptive statistics. However, concerning inferential statistics the students did not reach a similar level. Statistics educators therefore claim for more effective ways to learn statistics such as project based investigations. These can be simulated, based on previously supplied data, or real, based on data collected by the students themselves. In this work, we intend to evaluate and compare the statistical reasoning and thinking ability acquired by health sciences’ students when conducting both real and simulated investigations.